1 de Maio de 2024

PROGRAMA FRUTIFICAR

Prefeitura inicia entrega de 5 mil mudas para pequenos produtores

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 18/04/24 às 16:53
Aide Pereira e o marido já retiraram as mudas para o plantio. | Assessoria

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, iniciou a entrega das cinco mil mudas de mamão. Com o programa Frutificar, pequenos produtores de diversas regiões da zona rural estão se organizando e adquirindo as mudas para fazer o plantio e posteriormente a venda dos frutos.

Somente nesta etapa 16 pequenos produtores adquiriram cinco mil mudas de mamoeiro, cultivadas em um viveiro na região da Serra da São Vicente, conforme informou o gerente do Departamento de Extensão Rural e Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Kassio Gomes Elias.

O programa Frutificar tem gerado economia para os pequenos produtores, pois como explicou Kassio Elias, o município fornece as sementes para o viveiro cuidar das primeiras fases de crescimento das mudas, dessa forma o custo para o produtor é bem menor, saindo de R$ 3 para R$ 0,25 cada muda.

Além das mudas de mamão, a Agricultura e Pecuária já está recebendo pedidos das chamadas frutas perenes, mas para fechar o pedido é preciso ter um número mínimo de pedidos. Essas próximas serão adquiridas de um viveiro de Minas Gerais e as mudas chegarão prontas para o plantio, já com cerca de 60 centímetros.

Estão sendo oferecidas mudas de laranja, limão taiti, pocâ, coco anão, jabuticaba, abacate, amora acerola, tamarindo, entre outras espécies frutíferas. Para fazer o pedido o produtor deve entrar em contato pelo telefone 66 99626-8460.