19 de Abril de 2024

Prefeitura inicia ano letivo inaugurando creche no Jd. Pindorama

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 23/01/23 às 14:49
Divulgação

A Prefeitura de Rondonópolis na manhã desta segunda-feira (23), marcou o início do ano letivo de 2023 na rede municipal de educação, inaugurando mais uma creche: a CMEI - Anterina Miranda de Moraes. Esta unidade educacional localizada na rua Porto Alegre no Jardim Pindorama, limite com o Jd. Planalto, é a 30ª construída nessa gestão.

Dona Anterina Miranda, homenageada...

Conforme informações da direção, esta unidade de educação atende atualmente 180 crianças de quatro e cinco anos de idade nos períodos matutino e vespertino. Todavia, conforme a diretora Patrícia Kenf, ainda há vagas para matrículas de crianças de 4 anos de idade do “primeiro ciclo da educação infantil”. A creche que possui uma estrutura de cinco salas de aulas que atenderá 10 turmas em dois períodos, tem capacidade de atendimento para 225 crianças.

Além das salas de aulas, a unidade dispõe de uma brinquedoteca, sala de direção/coordenação, secretaria, almoxarifado, cozinha, refeitório, banheiros masculino e feminino com acesso às crianças PCD, possui parquinho infantil e parque de areia, além de uma quadra esportiva.

A CMEI - Anterina Miranda de Moraes leva o nome da mãe do ex-vereador Juary Miranda de Moraes (ele falecido em 02/01/2021, e ela falecida em 1975), que inclusive, nos anos de 1997, quando vereador, idealizou o projeto e fez uma indicação para construção desta unidade de educação no seu bairro, onde morou desde início de 1970, quando a família aqui chegou e se estabeleceu.

INVESTIR EM EDUCAÇÃO

Focado em um ambicioso projeto de universalização da educação infantil, desde que assumiu a 1ª gestão, em 2009, o prefeito José Carlos do Pátio, praticamente dobrou o número de alunos na rede municipal, passando de cerca de 16 mil para 26.808 alunos matriculados até esta segunda-feira (23), devendo atingir 30 mil alunos até o próximo ano. Com esta inauguração a atual administração conclui a construção da 30ª unidade escolar (creche), além das cinco novas escolas municipais de ensino fundamental, totalizando 90 unidades educacionais entre creches e escolas  no município.

A secretária de Educação, Mara Gleibe, externou que todo o planejamento necessário para o início do ano letivo em 2023, foi iniciado ainda no fim do ano letivo do ano passado. “Todos os professores já foram lotados, incluindo os contratados; todos os materiais de consumo e de gestão, incluindo os kits escolares (uniformes, tênis, mochilas etc.) e material pedagógico já foram entregues, e as aulas estão começando normalmente na rede”, explicou. Mara ainda ressaltou os quatro seletivos realizados no ano passado e os dois programados para este ano com cerca de 500 vagas que serão utilizadas para lotação dos profissionais e professores de apoio/reforço escolar.

Em sua fala Mara ainda ressaltou a importância dos investimentos em uma educação de qualidade, não apenas através de estruturas físicas (prédios modernos), mas sobretudo, na formação, e capacitação da qualidade técnica dos professores da rede municipal. “Eu tenho orgulho em dizer que a nossa rede não deve nada a ninguém em termos de qualidade de ensino, pois temos umas das melhores equipes de colaboradores do estado. E nós vamos continuar trabalhando cada dia mais, para oferecer sempre um ensino de qualidade a nossa clientela (alunos)”, afirmou.

OLHANDO PARA O FUTURO

Ao falar aos presentes, o prefeito agradeceu e parabenizou os familiares do ex-vereador Juary Miranda, como a viúva, dona Sônia Miranda e a filha Jaqueline Miranda enaltecendo a amizade, pelo ex-vereador, a sua lealdade, simplicidade e amor a Rondonópolis e ao bairro Jardim Pindorama onde morou desde que a família chegou a cidade na década de 1970.

O prefeito lembrou inclusive, do colega vereador que em 1997 quando reeleito, Juary Miranda fez e aprovou no legislativo umA indicação de construção da creche/escola para o seu bairro, mas que foi deixado de lado pelas administrações anteriores.

Ao fim do mandato, ele (Juary) ficou cerca de 16 anos fora do legislativo, mas em 2016, se elegeu novamente e passou a ser o líder do prefeito. Juary então retomou o projeto e solicitou a Pátio a construção da creche que, hoje (23), acabou sendo inaugurada homenageando a genitora do ex-vereador já falecido.

Em sua fala, Pátio destacou o seu intento de universalizar a educação infantil, investindo na construção de creches. Porque conforme disse: “creche pra mim é cidadania, e não apenas um local para colocar as crianças enquanto as mães trabalham; mas sobretudo, um local onde estas crianças, filhos de trabalhadores possam se preparar e se educar, e ao chegarem ao ensino fundamental após os cinco anos de idade, já cheguem alfabetizadas e possam evoluir no processo ensino aprendizado em condições de igualdade aos filhos dos pais mais abastados das classes mais privilegiadas, e esse é o propósito nosso: oferecer cidadania”, disse o prefeito.

Durante a inauguração que foi prestigiada por diversos vereadores e secretários municipais, o prefeito anunciou a inauguração de mais uma escola para esta terça-feira (24), as 15h no Residencial Celina Bezerra, e que vai levar o nome da ex-diretora do Sanear - Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, Terezinha Silva de Souza.