28 de Abril de 2024

Início do conteúdo
APROXIMANDO MAIS

Mais nove bairros da região do Jardim Primavera foram beneficiados com o Mutirão Social e de Limpeza no fim de semana

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 11/03/24 às 07:07
None
Wheverton Barros - Gcom

Pelo menos nove bairros da região do Jardim Primavera, receberam serviços públicos durante o grande mutirão social e de limpeza realizado na região no fim de semana. Foram eles: Jardim Primavera, Jardim Hortência, Jardim Ipiranga, Jardim Taiti, Jardim Dom Bosco, Vila Olga Maria, Vila Iracy, Jardim Itapuã, e Residencial Lageadinho . 

Na verdade, o prefeito José Carlos do Pátio vem realizando sistematicamente seguidos mutirões sociais e de limpeza em bairros de toda a cidade, onde tem dado sequência ao programa “Cidade Limpa”, que vem possibilitando mais qualidade de vida e cidadania à população, ao aproximar cada vez mais das comunidades os serviços e políticas públicas de resultados, oferecidos pelo município. 

Nestas oportunidades, a gestão municipal direciona equipes das pastas fins da administração levando serviços sociais de saúde, educação, meio ambiente, habitação, serviços de limpeza em geral, conservação de vias públicas, como operações tapa-buracos e correção da pavimentação asfáltica, sinalização vertical e de solo, iluminação pública além de diversos outros serviços. 

Durante os mutirões, o prefeito ainda realiza caminhadas pelos referidos bairros envolvidos, conversando com lideranças comunitárias e ouvindo moradores sobre demandas específicas de cada bairro, onde costuma corrigir rumos e adequar políticas e ações específicas para cada situação. 

Estas ações aproximam cada vez mais os moradores da gestão pública que têm a oportunidade de falar cara a cara com o prefeito e apresentar as suas demandas diretamente ao gestor público. 

E nesse final de semana não foi diferente, pois a administração municipal concentrou as suas forças e levou serviços para importantes bairros da região do Jardim Primavera como: Jardim Hortência, Jardim Ipiranga, Jardim Taiti, Jardim Dom Bosco, Vila Olga Maria, Vila Iracy, Jardim Itapuã, e Residencial Lageadinho, concentrando os trabalhos na sede da CMEI - Maria Amélia de Araújo.  

CODER 

Por outro lado a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - Coder, ficou responsável pela limpeza das vias públicas dos respectivos bairros, bem como da operação tapa buraco, e aplicação de lama asfáltica nas ruas que mais careciam. Na verdade as equipes da Coder devem permanecer na região ao longo desta semana até concluir os trabalhos programados, revelou o presidente Vinícus Amoroso. 

Em sua fala, o prefeito revelou que a sua gestão já realizou o  maior volume de investimentos da história na região do Jardim Primavera, onde com recursos próprios,  construiu duas novas creches, construiu uma ponte de concreto na rua Corredor Municipal ligando o Jardim Taiti ao Anel Viário;  realizou obras de drenagem profunda no Jardim Primavera, solucionando problema históricos; adquiriu uma de área para implantação do Parque Ambiental  Dandara dos Palmares; está construindo a futura sede da autarquia municipal de transporte coletivo – avenida Bandeirantes; e construiu o Parque das Mangueiras entre outras obras. 

A gestão ainda reformou Centros Comunitários, e está pintando as unidades escolares da região e reformou unidades básicas de saúde. Durante o mutirão foram oferecidos serviços da UVZ - Unidade de Vigilância em Zoonozes, como: vacinação de cães e gatos, bem como cadastro para castração e até doação de filhotes. 

A secretaria de Educação focou suas ações na busca ativa, captação e cadastramento de adultos para o Programa EJA- Educação de Jovens e Adultos, tentando o retorno dos mesmos às salas de aulas e ao programa de alfabetização/ educação. 

A AMTC - Autarquia Municipal do Transporte Coletivo também esteve no mutirão fazendo a entrega de cartões, e a recarga e transferência de créditos aos usuários cadastrados no sistema. 

A Habitação por exemplo, se dedicou a contatar famílias interessadas em regularização fundiária e orientá-las sobre a respectiva documentação necessária. O Procon esteve orientando os moradores sobre direitos do consumidor entre outras demandas.

A Saúde realizou consultas, exames clínicos,  como coleta para exames de papanicolau, vacinação (atualização de caderneta vacinal), prestou informações sobre saúde e higiene bucal, entre outros. 

A Promoção Social realizou cadastros para o CadÚnico, necessário para o recebimento de benefícios sociais como Bolsa Família e BPC; fez declaração e autorização para viagens; orientações sobre auxílio funeral, capela e terrenos o campo santo e cadastro para o programa de Planejamento Familiar, entre outros. 

O Diretor Presidente do Sanear, Paulo José Correia esteve presente com equipes da autarquia  oportunizando emissão de 2ª via de contas, atendendo reclamações de vazamentos, bem como fazendo reparos necessários na rede de abastecimento da região. 

Os mutirões vão continuar, pois atendem demandas das comunidades que precisam dos serviços públicos municipais e complementam o programa de respeito e valorização da população que paga seus impostos e mantém a máquina pública funcionando.