27 de Maio de 2024

Início do conteúdo
CAMPEONATO DE JUDÔ

Atleta juvenil de Rondonópolis sagra-se Campeão em Primavera do Leste e vai ao Nacional

Fonte: Ailton Lima – Gcom | Publicado em 29/08/23 às 15:47
None
Assessoria

Diversos alunos de Rondonópolis participaram da II Etapa do Campeonato Mato-grossense de Judô  da Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ), realizado em Primavera do Leste no último final de semana (25 a 27/08), e conseguiram várias medalhas de ouro. 

O aluno da rede municipal Carlos Eduardo Oliveira de 13 anos de idade, estudante da EMREF - Dersi Rodrigues de Almeida da Gleba Rio Vermelho, sagrou-se campeão na modalidade Sub13 categoria até 38kg, e está classificado para participar do Campeonato Brasileiro de Judô (CBJ) na categoria Sub13 e Sub15 que será disputado em Curitiba (PR), entre os dias: 30/09 e 01/10.

Conforme o diretor da Escola Municipal Frei Milton, da Vila Rica, “o Carlos Eduardo participa de um projeto da prefeitura chamado: ‘Capoeira, Jiu-jitsu e Judô nas Escolas’, praticado na Escola Frei Milton, e que agora está classificado para a etapa nacional que será disputada na capital do Paraná no fim de setembro”, explicou.

Na verdade, esse projeto de inclusão no judô, vem sendo desenvolvido há 02 (dois) anos na cidade pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Essa etapa do campeonato de judô em Primavera, contou com a participação de 566 judocas de 25 associações/clubes de todo estado. De Rondonópolis participaram cerca de 90 atletas, onde desses, 13 são alunos do projeto “Capoeira, jiu-jitsu e judô nas Escolas” da Prefeitura.

Dentre os atletas locais vitoriosos, destaque também para Vanessa Francisca, medalha de ouro, e que conseguiu o “ippon” mais rápido da competição, com apenas 4 segundos de luta.

Em 1º lugar Bianca Carvalho da Costa ...

Dentre as atletas rondonopolitanas: Tamires Neves conseguiu medalha de bronze; Rayssa Rafaela Petroli Santana; Bianca Carvalho da Costa e Carlos Eduardo, conseguiram ouro; este último, como dito, foi classificado para o campeonato brasileiro em Curitiba, e a atleta Érica Lauanna, ficou em 4° lugar.

Rayssa Rafaela Petroli Santana...

Ressaltando que as atletas locais que conseguiram medalhas de ouro, por serem de outra categoria, deverão disputar as próximas etapas da competição em locais e datas ainda a serem definidas.

Vanessa Francisca da Silva no alto do pódium,...

A ETAPA
Conforme a organização, nessa etapa de Primavera, ocorreram 535 lutas, sendo 489 terminadas no tempo normal e 52 no “Golden Score”. Durante a competição ocorreram ainda 443 Ippons, 71 Waza-aris, 6 Hansoku-make, 12 Fusen-gachi e, 3 Kiken-gachi. Lembrando que o Ippon mais rápido foi da rondonopolitana, Vanessa Francisca aos 0:04 segundos de luta.

Lembrando que além dos alunos da rede municipal, atletas do Projeto Social Fábrica de Campeões, de Rondonópolis, também disputaram a seletiva para o campeonato Brasileiro de judô, sendo que 9 deles, incluindo o Carlos Eduardo, representarão a cidade de Rondonópolis na disputa nacional.

Além do excelente resultado obtido, a referida academia foi a campeã estadual da etapa Primavera do Leste de judô entre as 27 agremiações do estado, colocando juntamente ao projeto do município, a cidade de Rondonópolis no lugar mais alto do pódio.

Atualmente a Fábrica de Campeões é a melhor academia para treinamento de atletas de alto rendimento nas categorias sub11, sub13 e sub15 (atletas de 9 a 14 anos).