26 de Abril de 2024

SAÚDE PÚBLICA

Sanear conta com serviço gratuito de recolhimento de animais mortos em vias públicas

Fonte: Thâmara Carvalho - Ascom Sanear | Publicado em 13/02/19 às 10:12
Ilustrativa

Muitos são os animais abandonados ou de rua que morrem na nossa cidade, bem como, muitos são os que descartam, depois de mortos, seu animal de estimação em terrenos ou a beira das estradas. Esse descarte incorreto pode gerar alguns prejuízos para a população, pois se esse animalzinho estiver doente, com leishmaniose, brucelose, raiva e bactérias desconhecidas, essas são facilmente espalhadas, por isso a importância da destinação correta deles.

O serviço de recolhimento de animais mortos da Prefeitura de Rondonópolis, funciona por meio do Serviço de Saneamento Ambiental da cidade (Sanear), que além de responsável pela rede de abastecimento de água e de esgoto, também responde pela coleta e triagem dos diferentes tipos de resíduos da cidade. Este serviço não é muito conhecido pela população, tanto que a empresa de coleta tem recolhido cerca de 15 animais por mês, um número pequeno, segundo o Diretor Técnico da autarquia, Hermes Ávila.

“Poucos sabem onde procurar quando se deparam com animais mortos em via pública ou em outros pontos da cidade, como terrenos baldios. O Sanear não consegue identificar todos os casos, por isso pedimos que a população nos ajude neste sentido, pois a coleta com menos de 24 horas facilita o serviço da empresa e o descarte correto do animal, que deve ser feito em um espaço reservado no Aterro Sanitário. Após esse período de 24 horas, a decomposição avançada do animal gera dificuldade no manejo e transporte, obrigando, muitas vezes, a equipe a enterra-lo no local encontrado”, explicou.

Ele lembrou ainda que o Sanear só recolhe animais encontrados em locais públicos. “Essa é a finalidade, zelar pelo bem-estar de todos. Não podemos recolher animais em residências particulares. Neste sentido, pedimos que o dono do animal procure clínicas particulares que auxiliem neste descarte. O Sanear também não recolhe animais vivos, soltos nas vias públicas. Para isso, há outros órgãos da prefeitura”.

Caso veja um animal morto, o serviço de remoção do Sanear é contatado por meio do número 0800 647 2442, pelo WhatsApp (66) 9 9984-9090, pelo site oficial (http://sanearmt.com.br/ouvidoria/) ou em uma das quatro agências comerciais da autarquia: bairro Parque Universitário, Vila Operária, Caixa D’agua e no Ganha Tempo, região central.