26 de Abril de 2024

Prefeitura inaugura CMEI - Prof. Geraldo José de Oliveira no Jd. Bela Vista

Fonte: Ailton Lima – Gcom | Publicado em 28/04/22 às 13:58
Divulgação

O prefeito José Carlos do Pátio vem dando sequência ao seu projeto de universalização da Educação Infantil construindo até o momento, 25 novas unidades de educação infantil (creches) na cidade, onde na manhã desta quinta-feira (28), inaugurou mais uma creche na região da grande Vila Operária, que já conta com seis unidades concluídas e entregues.

A creche inaugurada leva o nome do pioneiro e professor Geraldo José de Oliveira, que foi o primeiro diretor eleito na Escola Daniel Martins de Moura onde trabalhou por muitos anos.

A creche que é dirigida pela professora Luzenir Rodrigues de Oliveira, atende 211 crianças com idades de seis meses a 5 anos e 11 meses, em dois períodos: matutino e vespertino.

Ressaltando que a unidade foi construída com recursos próprios do município, na ordem de R$ 1.984.085,62 e atende ao padrão Tipo 2, do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Conforme a diretora, a nova Creche que tem por finalidade a aplicação de atividades e recreações, a fim de proporcionar a garantia de qualidade e seguridade das crianças no espaço escolar, já que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

ESTRUTURA
A nova unidade escolar infantil é moderna e tem diversas dependências como: salas para o setor administrativo; sala professores/reunião; sala de fraldário, sala creche 1 (0 a 1 ano); sala de amamentação. Sala creche 2 (1 a 2 anos), sanitário PCD infantil; sanitário infantil 1. Sala creche 3 (2 a 4 anos), e sala multiuso. Sala pré-escola 2 (4 a 6 anos); sanitário infantil 2; sala pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses); almoxarifado, lactário, rouparia, lavanderia, cozinha, pátio coberto/refeitório, despensa, e hall de entrada.

A educação infantil sempre foi uma área sensível do município, pois a falta de visão social dos antigos administradores, impedia que se investisse nesse setor tão crucial para as famílias de trabalhadores de poucos recursos, que não tinham como bancar os custos de uma creche particular, e muito menos pagar alguém para ficar cuidando dos filhos pequenos, enquanto os pais precisavam trabalhar.

Ne verdade, essa tem sido a, preocupação da atual administração que está entrando para a história do município, do Estado e da região Centro-Oeste do Brasil, como a gestão que mais investiu e construiu creches na cidade, desde a sua fundação.

Todavia, é preciso destacar que, é graças à estas políticas públicas proativas, que a cidade vem promovendo esse verdadeiro salto evolutivo na questão social nos últimos tempos, levando cidadania e qualidade de vida a toda a população.

Destacando ainda que todas as atenções da gestão estão voltadas para desenvolver uma cidade forte e vibrante para todos, mas com enfoque especial nos menos favorecidos.

PADRE LOTHAR
Durante a solenidade, além da presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Roni Magnani e da Primeira Dama, dona Neuma de Moraes, uma importante presença foi registrada na inauguração, que foi o Padre Lothar Bauchrovicz, líder religioso e pároco de Vila Operária, que, além de amigo, é o grande mentor político do prefeito Zé do Pátio.

Como sempre acontece em ocasiões públicas, Pátio faz questão de lembrar as ações do religioso, como benfeitor social, e que construiu em mutirão ao longo de sua vida em Rondonópolis, mais de 4 mil casas para pessoas carentes, e chegou a criar e manter cerca de 40 Creches na cidade na década de 1980/90.