28 de Abril de 2024

Início do conteúdo
PARCERIA

Prefeitura firma convênio de “Hora Delegada” com a Sesp para a Polícia Penal

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 28/03/24 às 17:23
None
Assessor Especial do GASP e representantes da Polícia Penal estiveram reunidos no Paço Municipal para tratativas relacionadas ao Convênio | Whéverton Barros

Rondonópolis será uma das primeiras cidades de Mato Grosso a firmar convênio para que os policiais penais possam trabalhar na segurança pública da cidade de Rondonópolis nos dias de folga da escala de trabalho. 

O convênio que permite esta atividade conhecida como “hora delegada” já foi assinado pela Prefeitura, por meio do Gabinete de Segurança Pública (Gasp), com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

A efetivação do convênio veio após a aprovação, no mês passado, de um Projeto de Lei  encaminhado à Câmara Municipal pelo prefeito Zé Carlos do Pátio,  regulamentando a jornada por desempenho de atividade delegada para a Polícia Penal de Rondonópolis. 

“Já efetivamos o Convênio de Cooperação técnica de hora delegada com a Sesp. Desta forma, os policiais penais do presídio da Mata Grande poderão nas suas horas de folga receber para trabalhar para o município na área de segurança”, disse o coordenador do Gasp, Valdemir Castilho, o Biliu. 


Ele ressalta que, ao lado de Lucas do Rio Verde, será pioneiro no Estado a implantar a “hora delegada” para os policiais penais que atuam na cidade. “Era uma reivindicação antiga deles, através da líder da categoria, Jacilene Terra, e do diretor da penitenciária da Mata Grande. Ailton Ferreira”, citou Biliu.

A Policial Penal Jacilene Terra falou sobre o reconhecimento do prefeito José Carlos do Pátio ao trabalho da categoria. "A celebração  desse convênio é  para nós  um momento de muita alegria, e gratidão,  pois o prefeito está demonstrando confiança e respeito ao  reconhecer a importância da  Polícia Penal  no apoio à segurança da nossa cidade e dos moradores. Ficamos imensamente gratos , visto que essa era uma luta que travamos há anos. Quando se abre as portas para nós policiais penais, significa respeitar e valorizar nosso serviço".