26 de Abril de 2024

VILA OLÍMPICA

Prefeito abre grande mutirão de saúde em parceria com o Projeto Justiça Comunitária

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 20/10/21 às 14:51
Wheverton Barros – Gcom

O prefeito José Carlos do Pátio, o Secretário de Saúde, Vinicius Amoroso, de Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, a Juíza de Direito Maria Mazarello Farias Pinto e vários vereadores abriram na manhã desta quarta-feira (20) o grande mutirão da saúde que está sendo realizado em parceria com o Poder Judiciário (TJ/MT) nas dependências da Vila Olímpica, localizada na Rua Sueli Maria da Silva, região da Vila Salmem.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Vinícius Amoroso, a Prefeitura está descentralizando os serviços públicos sociais e de saúde e levando até as pessoas, o mais próximo possível dos seus domicílios.

E o Poder Judiciário está participando da parceria/mutirão através do seu Projeto Justiça Comunitária, cedendo um caminhão-baú dotado de uma estrutura embarcada de dois consultórios oftalmológicos completos para consultas, exames e procedimentos médicos oftálmicos, no próprio local.

De acordo com Vinícius, a SMS deslocou todo o seu ‘staff’ de serviços e funcionará no local (Vila Olímpica) durante os próximos quatro dias, oferecendo orientações em higiene e saúde bucal; atendimentos em dermatologia, planejamento familiar etc., e cujos trabalhos começaram nesta quarta-feira (20), devendo ser encerrados no próximo sábado (23), data que antecede ao início de outro grande mutirão de serviços da prefeitura, desta feita, envolvendo a Coder e praticamente todas as secretarias da administração municipal, que terá início no sábado (23) beneficiando mais de 15 bairros da região.

Conforme a Secretária de Promoção e Assistência Social Iriana Cardoso, que também participa do mutirão, a sua pasta está contribuindo com os trabalhos, oferecendo atendimentos de atualização de Cadastro Único Inclusão (CadÚnico), e todos os serviços de assistência social com psicólogas às famílias, crianças e idosos.

JUIZA MAZARELLO

A Juíza de Direito e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária em Rondonópolis, Maria Mazarello Farias Pinto, explicou que entendeu que precisava fazer mais uma ação social antes do final do ano em que a Pandemia marcou e marca ainda a vida de muita gente, sobretudo, os mais necessitados. “Então como o Tribunal de Justiça tem uma carreta oftalmológica, junto com a coordenação estadual, decidimos fazer a parceria com a prefeitura e trazer a estrutura até Rondonópolis, para atender a estas comunidades mais carentes.

Conforme a juíza, na próxima sexta-feira (22) deverá estar na cidade a presidente do TJ/MT Maria Helena Póvoas, o juiz Coordenador Estadual do Programa Justiça Comunitária, Toni Bezerra, para encerrar os serviços de orientações jurídicas; fazer a entrega de roupas e sacolões, que aliados aos atendimentos médicos ofertados pela prefeitura, incluindo os exames oftalmológicos, deverão mitigar o sofrimento daqueles que mais precisam. “Fizemos uma reunião com o prefeito, oferecemos a nossa estrutura, e o prefeito ampliou a ideia e está realizando este grande mutirão de saúde e que, a nosso ver, está de parabéns”, disse a magistrada.

O prefeito lembrou que desde 2017 mantém um bom relacionamento e uma parceria com o Poder Judiciário local e estadual. Desta feita, a parceria consiste na cessão do caminhão/consultório oftálmico, para a realização de consultas exames e procedimentos. “Então, nós fizemos essa parceria e vamos ampliá-la. Mas, a Prefeitura está indo adiante, e já está licitando a compra dos óculos”, pois, como ele mesmo disse: “não adianta nada fazer a consulta, o exame, e não ter o dinheiro para fazer os óculos. Então nós vamos comprar os óculos e entregar a cada cidadão que fizer o exame no mutirão e a toda a rede municipal”, garantiu Pátio.

Ao final ele destacou as ações que vão compor o Grande Mutirão Social e de Serviços que se inicia no próximo sábado na região, destacando a importância da ‘busca ativa’ de casa em casa, por crianças fora da escola.

Na verdade o prefeito já vem trabalhando intensamente e vem pedindo o empenho de todas as secretarias fins, juntamente às Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias (ACSs e ACEs), que já fazem esse trabalho de visita de casa em casa, para também se engajarem nessa luta pela unificação da educação e não deixar nenhuma criança em idade escolar, fora da escola.

Ao fundo, caminhão do programa Justiça Comunitária do TJ/MT

ATENDIMENTO ZOONOSES

A partir desta quinta-feira (21) até sábado (23) a equipe do Centro de Zoonoses estará fazendo atendimentos na Vila Olímpica das 8h às 17h com os serviços gratuitos de vacinação antirrábica, cadastro para castração e exame (leishmaniose).