25 de Abril de 2024

Início do conteúdo
QUALIFICAÇÃO

Parceria entre Prefeitura e Obra Kolping realiza curso de Cozinha Trivial

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 27/10/21 às 08:17
None
Assessoria

Uma parceria entre a Prefeitura e a instituição Obra Kolping possibilitou a realização de um curso de formação em ‘Cozinha Trivial’ onde foram capacitadas diversas pessoas para processamento de alimentos e confecção de pratos triviais do dia a dia, aproveitando da melhor maneira os alimentos e seus nutrientes.

Segundo informações repassadas pela Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação Neiva de Col, o curso de cozinha trivial, integra uma parceria estabelecida entre o município de Rondonópolis e a Obra Kolping, no sentido de ofertar cursos de qualificação e formação de mão de obra em diversas áreas para pessoas carentes, preparando-as para o mercado de trabalho (formal e informal), e possibilitando ainda, um incremento na renda familiar.

Durante esse curso de cozinha trivial (básico), administrado pela SECITI em parceria com a Secretaria de Promoção e Assistência Social, realizado nas dependências do CRAS Iguaçu – Centro de Referência em Assistência Social, os alunos tiveram uma carga horária de 60h para aprender noções da história da alimentação, utensílios e equipamentos, higienização de mãos e local de trabalho, entre outros. 

Os participantes também aprenderam noções de como selecionar, comprar frutas, legumes e verduras, para composição dos pratos; organização da lista para preparação da receita e, o preparo efetivo de pratos do cotidiano, bem como molhos, saladas e sobremesas.

Ainda conforme a secretária, a parceria com a Obra Kolping capacitará pelo menos 760 pessoas nos mais diversos cursos de qualificação de mão de obra disponibilizados na grade. 

Neiva de Col explicou que, “do total de 22 alunos que se inscreveram, 17 concluíram o curso com êxito, incluindo um único candidato do sexo masculino; o Sr. Jorge, que logo fez amizade com todos, se esforçou, aprendeu e ajudou a todos em muitas tarefas”.
Ainda conforme De Col, nessa parceria, coube a Secretaria de Promoção e Assistência Social captar os interessados dentre seu público atendido nas 7 unidades de CRAS.