8 de Maio de 2024

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Equipe multiprofissional e equipamentos novos impulsionam produção na agricultura familiar

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 02/01/20 às 08:09
Cleomar Pilar - Gcom

A rotina dos pequenos produtores da região rural de Rondonópolis tem sido diferente depois que a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária recebeu mais profissionais e investiu na aquisição de maquinários. As pessoas que tiram seu sustento da agricultura familiar têm recebido auxilio técnico para melhorar a produtividade das lavouras e também do rebanho leiteiro.

Com uma equipe formada por três médicos veterinários, dois zootecnistas, oito engenheiros agrônomos e mais cinco técnicos agrícolas o município tem oferecido todo o suporte para que os pequenos produtores tirem o máximo de proveito das lavouras. Para que isso aconteça diversos projetos da Secretaria são realizados ao mesmo tempo.

O acesso até as pequenas propriedades recebe manutenção constante e agora o trabalho é executado pelo próprio município que adquiriu três motoniveladoras, três PCs, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, um rolo compactador pé de carneiro, sem precisar terceirizar o serviço. A Prefeitura já comprou e agora aguarda a entrega de um caminhão pipa e um caminhão melosa, que abastece os outros equipamentos que estão em uso nas obras.

Com caminho liberado, os pequenos produtores têm sido contemplados também com o programa Água para Todos, com a perfuração de poços artesianos e a instalação de reservatórios de 15 mil litros de capacidade que garante água durante o ano todo para as famílias. Em três anos já foram entregues dez poços com reservatório, outro cinco já estão em licitação e mais sete estão previstos para serem executados pelo convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Prefeitura também investiu recursos próprios na aquisição de quatro tratores com grades para preparar o solo para receber mudas e sementes. Esse suporte vai chegar ainda na aldeia Tadarimana para contribuir com a produção dos alimentos do povo indígena que também vai receber poço artesiano.

O auxilio técnico dos profissionais da Secretaria é importante para aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos que são cultivados no entorno da cidade. Esses produtos chegam até as feiras e mercados com a logística que o município oferece. Três veículos do tipo pick-up e mais um caminhão carga seca garante o transporte dos profissionais e também dos produtos até os clientes na cidade.

A mais recente conquista dos que vivem da agricultura foi a entrega do Centro de Comercialização e Capacitação da Agricultura Familiar, um espaço para dar a oportunidade dos pequenos produtores se qualificarem, apresentar e vender seus produtos. O local também foi adequado para abrigar a sede da Secretaria.

Uma nova opção de geração de renda para os pequenos produtores foi ofertado pelo município com a escavação e preparação dos tanques de pescado. Com a assistência técnica gratuita dos servidores do município os assentados aprendem sobre o cultivo dos alevinos e contam com a parceria da Prefeitura que pretende adquirir a carne do pescado e com ela complementar a merenda escolar.

Um abatedouro de pescado foi concluído e aguarda a entrega oficial do município para que a comunidade, organizada em uma cooperativa, possa iniciar as operações e venda dos peixes.