29 de Abril de 2024

Início do conteúdo
SANEAR ALERTA

Chuva e ligações indevidas aumentam casos de transbordamento na rede de esgoto

Fonte: ASCOM SANEAR | Publicado em 29/03/24 às 17:01
None
Sanear reforçou equipes para atender casos de extravasamento na rede de esgoto causado por ligações irregulares | Assessoria SANEAR

As chuvas constantes que caíram nos últimos dias em Rondonópolis trouxeram uma preocupação extra para as equipes que fazem a manutenção da rede de esgoto no município. Conforme o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o número de casos de extravasamentos aumentou quase 200% nas duas últimas semanas, chegando a 24 ocorrências por dia.

O levantamento envolve registros realizados em vias públicas e também dentro de residências e estabelecimentos comerciais. Esse aumento abrupto é causado pelas ligações indevidas à rede de esgoto da água recolhida em calhas, que deve ser direcionada às galerias de águas pluviais. A situação provoca uma sobrecarga e resulta em transbordamentos.

“Nós reforçamos as equipes e estamos trabalhando muito para atender as ocorrências com rapidez. Mas precisamos da colaboração de toda a população para resolver esse problema antigo e que causa tantos transtornos”, disse o presidente do Sanear, Paulo José Correia.


Além dos transbordamentos, as ligações indevidas afetam a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Assim como a rede de tubulações, ela não foi projetada para receber a água da chuva – que tem volume maior e se desloca com mais rapidez que o esgoto.

A técnica em química Samara Christina, uma das responsáveis pelo monitoramento da ETE, disse que a estação está operando com vazão máxima nestes dias de chuva e alertou para a necessidade de medidas preventivas para evitar problemas maiores.

“A infiltração excessiva da rede pluvial pode sobrecarregar o sistema, além de aumentar os custos de operação. Até o momento a situação está sob controle, mas é importante monitorar e corrigir quaisquer problemas que possam afetar o funcionamento adequado do sistema”, explicou.

Água da chuva deve ser direcionada para galerias pluviais
Água da chuva deve ser direcionada para galerias pluviais


A orientação é para que a população verifique as instalações e certifique que a água recolhida da chuva seja despejada nas sarjetas, de onde correrão naturalmente para as galerias de águas pluviais. 

Em caso de dúvida ou para comunicar ocorrências de extravasamento na rede o cidadão pode entrar em contato com as unidades comerciais do Sanear ou acionar o atendimento telefônico (0800 647 2442) e o Whatsapp da autarquia (99984-9090)