26 de Abril de 2024

Início do conteúdo
TRÂNSITO SEGURO

Ações da Semana Nacional do Trânsito este ano serão no formato digital

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 18/09/20 às 17:31
None
Divulgação

Inicia nesta sexta-feira (18) e segue até o próximo dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), mudou a abordagem das ações que costumeiramente são realizadas no município durante a Semana Nacional de Trânsito.

Ao invés de realizar palestras educativas, teatros de fantoches, blitze educativas com a distribuição de panfletos em diversos pontos da cidade, a semana ocorrerá no formato digital. 

Os vídeos educativos que serão divulgados fazem parte da campanha voltada para a proteção da vida no trânsito que foi desenvolvido pelo Sistema Nacional de Trânsito, juntamente com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Por causa dos cuidados sanitários necessários para o enfrentamento do novo coronavírus, como o distanciamento social, não iremos realizar este ano as ações especiais que todos anos acontecem no mês de setembro. Mas, não podemos deixar passar batida a data que foi criada para chamar atenção dos motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres para os cuidados necessários para termos um trânsito mais seguro”, disse a agente Maria Izabel, observando que a Setrat realiza ao longo do ano várias outras ações de conscientização.

Década de ações

A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. 

Em 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. 

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.