25 de Maio de 2019

Início do conteúdo

Prefeito

José Carlos Junqueira de Araújo (Zé Carlos do Pátio)

Foto

Com mais de 30 anos de experiência política, o ex-deputado estadual José Carlos Junqueira de Araújo, popularmente conhecido como Zé Carlos Pátio, é natural de Londrina (PR). Após estudar engenharia civil em Brasília, formou-se em Matemática e Inglês. Aos 21 anos, Pátio mudou-se para Rondonópolis e começou como professor; profissão que nunca abandonou, atuando como docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). 

No início de sua vida pública, Zé Carlos do Pátio foi diretor de obras da Prefeitura de Rondonópolis, participou da fundação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, realizando um novo mapeamento da cidade, e foi secretário de Obras por duas vezes. Elegeu-se vereador em Rondonópolis por três vezes consecutivas e, por duas vezes, foi o mais votado. 

Em 1998, Zé Carlos do Pátio concorreu ao cargo de deputado estadual e foi eleito por dois mandatos. Em 2006, foi o terceiro deputado mais votado do Estado de Mato Grosso, conquistando mais de 47 mil votos. Em 2008, Pátio concorreu pela primeira vez e ganhou a eleição da prefeitura de Rondonópolis. Em 2012, retornou a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Em 2016, Zé Carlos do Pátio candidatou-se a prefeito de Rondonópolis representando a Coligação Desenvolvimento para Todos (SDD, PTB, PHS, PEN, PMN, PTN, PRTB, Rede e PMB), e foi eleito com 39.352 votos.