28 de Março de 2024

Semma inicia ações da Semana da Árvore nas escolas

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 17/09/19 às 12:20
Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou a programação da Semana do Dia da Árvore em Rondonópolis com a criação de um pomar e o plantio de mudas e sementes de árvores frutíferas na Escola Municipal CPAC São José. Outras ações como essa vão acontecer também escolas municipais e estaduais e também em uma praça da cidade.

Palestras de educação ambiental também fazem parte da programação elaborada pela Semma que, por meio da parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), vai levar informações e dicas sobre a importância da preservação ambiental para os alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Na tarde do dia 19, quinta-feira, os representantes da Semma e do Juvam vão estar na Escola Estadual Stela Maris Valeriano da Silva também para fazer a criação do pomar com plantio de mudas e sementes e ainda a realização da palestra de conscientização ambiental. Essa mesma programação vai envolver os alunos da Escola Municipal Firmício Alvez Barretos no dia 20.

No dia em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, será a vez da comunidade do bairro Boa Esperança ser contemplada com o plantio de mudas de ipês e árvores frutíferas em ruas e na praça do bairro. O local vai passar por uma transformação com o mutirão de limpeza realizado pela sociedade civil organizada e Polícia Militar no World Clenaup Day.

O secretário de Meio Ambiente do município, João Copetti Bohrer explicou que essas ações pontuais de plantio estão sendo realizadas apenas nas escolas por conta do período de maior escassez hídrica. “Não é recomendável fazer o plantio de árvores em canteiros e praças tendo em vista que é preciso regar essas mudas constantemente durante 45 dias no período de seca para que elas cresçam saudáveis”, ressaltou.

As equipes do Horto Florestal do município e do núcleo de educação ambiental de áreas verdes da Semma são responsáveis pela produção e plantios de mudas e criação dos pomares nas escolas.