19 de Abril de 2024

Início do conteúdo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Semed capacita estagiários e monitores que trabalham com crianças especiais na rede municipal

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 16/08/22 às 08:12
None
Antônio Carmelo – Gcom

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu continuidade ao treinamento e capacitação dos servidores da rede municipal, na questão da habilitação técnica em primeiros socorros na noite desta segunda-feira (15).

Desta vez, o curso foi ministrado pelo enfermeiro da empresa O&S Cursos e Treinamentos, Antonion Pereira de Oliveira, nas dependências da Igreja Sal da Terra, localizada na avenida Casemiro de Abreu, 1.046, no Parque Residencial Buriti.

No mês de junho, a Semed capacitou 650 professores da rede municipal com treinamento de primeiros socorros realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do 3º BBM. Nessa etapa, pelo menos 730 estagiários vão receber o treinamento, sendo 350 da educação infantil modalidade inclusiva (crianças especiais), e os 380 demais estagiários da rede.

Gerente do Departamento de Educação Infantil da Semed, Marli Sales da Silva...

Segundo informações da Gerente do Departamento de Educação Infantil da Semed, Marli Sales da Silva, a Secretaria fez uma parceria com a “O&S Cursos e Treinamentos” para ministrar este treinamento e capacitar os colaboradores a prestar os primeiros atendimentos (primeiros socorros) às crianças especiais, da educação inclusiva em eventual caso de intercorrências ou acidente no âmbito escolar até a chegada do socorro especializado, o Samu ou Corpo de Bombeiros.

Ainda conforme Marli, atualmente existem cerca de 686 crianças especiais (com laudos), estudando nas unidades da rede municipal.

Conforme informações do instrutor, os estagiários, bem como os monitores que atuam no ambiente escolar, aprendem noções e técnicas de primeiros socorros para que possam prestar os primeiros atendimentos a crianças que eventualmente possam se envolver em intercorrências no âmbito da escola, até a chegada do socorro especializado.

O treinamento foi ministrado em uma carga horária de 4h, sendo “1h de informações teóricas e 3h de treinamento prático".

“É muito importante que a Semed capacite os seus colaboradores com esse treinamento em primeiros socorros para prestar um atendimento de mais qualidade, e que possibilite mais segurança não apenas as crianças, mas sobretudo aos pais, que confiam seus filhos aos cuidados da Secretaria”, pontuou Marli.

Enfermeiro da empresa O&S Cursos e Treinamentos, Antonion Pereira de Oliveira...

CONTEÚDO
Ainda segundo o enfermeiro Antonion, durante o treinamento, os estagiários receberam informações e conteúdos relativos a procedimentos de suporte básico de vida, como desobstrução de vias aéreas respiratórias, tanto em bebês como em crianças; aprenderão técnicas de ressuscitação cardiopulmonar em decorrências de paradas respiratórias, e consequente, paradas cardiorrespiratórias; além de técnicas de contenção de sangramento nasal, convulsões, desmaios e ainda algumas situações que envolvam traumas como fraturas, quedas e torções no dia a dia.