25 de Abril de 2024

RESERVA TADARIMANA

Secretários apresentam relatórios das ações e serviços desenvolvidos nas aldeias

Fonte: Assessoria | Publicado em 26/04/19 às 17:18
Wheverton Barros

O prefeito Zé Carlos do Pátio esteve reunido na tarde desta sexta-feira (26), na sala de reuniões anexa ao gabinete do chefe do executivo municipal, com secretários, gerentes de departamento, assessores e a comunidade indígena para apresentação dos resultados das ações que estão sendo realizadas nas aldeias da Reserva Tadarimana.

Dentre as principais atividades das secretarias realizadas nas sete aldeias indígenas estão: a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social atendeu no mutirão 495 pessoas, sendo 108 famílias e realizadas 141 visitas.  Na regularização documental foram 21 vias de certidão de nascimento, 107 carteiras de identidade (RG), 60 CPFs, 56 CTPS, 49 títulos de eleitor e seis solicitações de cartão do SUS. Ainda foram realizados o Programa Crianças Feliz, a oferta do curso de informática em parceira com o Senai para a comunidade, doação de cestas básicas, entre outras ações.

Na Saúde, foram realizados 14 exames de ultrassom obstétrico, um ultrassom ingnal bilateral e um de abdômen superior, 245 consultas com clínico geral, 315 verificação de pressão arterial, 42 próteses dentárias, 235 atendimentos odontológicos, 225 restaurações, 43 exames clínicos, vacinação de 88 cães e 22 gatos. Ainda foram realizadas reuniões com grupo de tabagismo e com psicológicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), dentre outras ações.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, foram prestados os atendimentos de assistência técnica, a distribuição de 250 mudas frutíferas e de 137 envelopes de sementes, 10 famílias tiveram os terrenos de suas moradias gradeados, entre outras ações.

A comunidade ainda foi atendida com a manutenção e construção de novos campos de futebol, entrega de conjunto de uniformes, traves, redes e bolas. Na educação, foi feito o projeto de reforma e ampliação da escola municipal Leosídio Fermau, formação continuada dos professores, entrega de brinquedos e jogos pedagógicos, parques infantis de uniformes, de um freezer e armários de aço, entre outras ações.

O cacique da Aldeia Central, Bosco Arquimedes, agradeceu a ação desenvolvida pelo município na comunidade e pelo atendimento as reivindicações das aldeias. “Está tudo ok, os serviços estão encaminhados e as nossas reclamações foram atendidas pelo secretariado,” frisou o indígena.