18 de Março de 2024

Tamanduá-Bandeira

Secretário pede para evitar contato com animais silvestres na área urbana

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 13/02/19 às 18:01
Rede Social | Divulgação

Um tamanduá-bandeira foi flagrado “passeando” pelo bairro Copa Rondon, na manhã desta terça-feira (13). O aparecimento do animal silvestre, considerado de grande porte, nas primeiras horas dia, despertou a curiosidade de moradores e o registro do “tranquilo passeio” pelas ruas e a praça do bairro ganhou repercussão nas redes sociais.

O bicho acabou capturado pelo corpo de bombeiros, com auxílio de equipamentos apropriados (cambões). Posteriormente, ele foi solto em uma área de mata afastada da cidade.  Porém, antes, dos Bombeiros serem acionados, segundo relatos, um morador teria tentado, sem sucesso, fazer captura, o que não é o mais recomendado. O tamanduá, assim como outros animais silvestres, pode atacar quando sentir-se ameaçado.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Boher, a presença de animais silvestres em áreas urbanas, perto de reservas, locais onde há água e mata ciliar, por exemplo, é mais comum do que se possa imaginar.

“É com grande frequência que a gente avista animais, inclusive de grande porte no perímetro urbano, como foi o caso deste tamanduá-bandeira. A gente tem uma série de registros, embora muitos casos não se tornam público”, destacou o secretário.

A explicação, segundo ele, não é só a rápida expansão urbana por qual passa a cidade. “O aumento da atividade agrícola vai diminuindo o percentual de áreas nativas que os abriga (animais silvestres), fazendo com que vão explorando novas áreas as margens de rios e córregos. Com isso, acabam encontrando regiões urbanas e partir daí eles (animais silvestres) acabam deixando os eixos que seriam naturais deles (margens de rios e mata ciliares) e vão se aventurando pelas ruas da cidade”.

No caso do tamanduá visto na terça-feira nas ruas da Copa Rondon, a oferta de alimento, provavelmente, o atraiu para o bairro, que fica nas proximidades do Rio Vermelho e “de uma mata nativa considerável, como é o caso do Parque da Seriema e Área de Preservação Permanente, em ambas margens do leito”.

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e cursando mestrado em Geografia na Universidade Federal de Rondonópolis, João alerta para os riscos do contato com os animais silvestres.

“Ao avistar um animal silvestre, principalmente de grande porte, como é o caso do tamanduá-bandeira, sempre é bom manter a distância deles e não perturbar para que não fique nervoso”, orienta, observando que se deve acionar, imediatamente, os órgãos competentes responsáveis, para que façam o resgate ou monitoramento do bicho até o local onde vive.

Nestes casos deve-se: ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou à Polícia Militar Ambiental (PMA), no 99657-0919; e à secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), na gerência de Fiscalização Ambiental, no 3411-5108 e 99657-0919.  Em qualquer circunstância, somente profissionais habilitados, e com equipamentos adequados, podem ser aproximar, reforçou João.