28 de Março de 2024

EXAMES

Secretaria de Saúde oferece capacitação de teste rápido para algumas doenças

Fonte: Danna Belle - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 14/02/19 às 17:47
Assessoria

A Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Saúde, forneceu capacitação aos profissionais da atenção primária de saúde do município de Rondonópolis, da regional de saúde e residentes das universidades locais para realizarem execução de teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatites virais tipo B e tipo C.

De acordo com a gerente do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, Cristina Pereira da Silva, o objetivo é formar e atualizar mais pessoas para a implementação do diagnóstico dessas doenças utilizando metodologia rápida e aconselhamento.

Os testes rápidos são feitos em, no máximo, 30 minutos contando toda a execução, leitura e interpretação dos resultados. Outros fatores positivos é por serem de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial podendo ser feitos com amostra de sangue obtida da polpa digital (um pequeno furo no dedo) ou por punção de uma veia.

Ainda segundo a gerente, a incidência de casos de sífilis e HIV é alta em Rondonópolis, porém a quantidade de casos de sífilis congênita tem diminuído desde 2016, quase chegando ao patamar estabelecido pelo Ministério de Saúde.

Os usuários do Sistema Único de Saúde que precisarem realizar um dos testes rápidos podem procurar uma Unidade Básica de Saúde obtendo o resultado no dia e toda a assistência médica, caso receba um resultado reagente.