19 de Abril de 2024

Início do conteúdo
CARNAVAL

Saúde reforça atendimento na UPA e mantém as unidades de Terceiro Turno abertas na segunda e terça de feriado

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 20/02/20 às 11:16
None
Ilustrativa

Em função do aumento na demanda de atendimento de casos de urgência e emergência no feriado de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, irá reforçar o serviço médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e manterá o atendimento nas cinco unidades de terceiros turnos na segunda-feira (24) e terça-feira (25).

O município conta hoje com os terceiros turnos na Policlínica Itamarati e nos Posto de Saúde da Família (PSFs) Cidade de Deus, Vila Olinda, Nossa Senhora do Amparo e Vila Rica. As cinco unidades estarão abertas na segunda e terça das 18 às 24h para atendimentos de urgência e emergência. Assim, pacientes que necessitem de atendimento médico podem procurar o terceiro turno mais próximo de casa com maior comodidade.

Os terceiros turnos funcionam normalmente de segunda a sexta-feira, das 18 às 24h, com equipe para atendimentos de urgência e emergência. Aos sábados e domingos, as urgências e emergências são atendidas exclusivamente pela UPA.

Além do reforço no atendimento por meio das unidades de terceiro turno, a coordenação da UPA irá aumentar a quantidade de médicos plantonistas como o objetivo de garantir maior rapidez no atendimento, já que o período tem aumento na demanda de casos de emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dará suporte para as unidades de terceiro turno, bem como à UPA e ao Pronto Atendimento Infantil, que funciona normalmente.

A coordenação do Samu explica que os pacientes dos terceiros turnos que necessitarem de transporte em casos de solicitação do médico para transferências entre unidades de saúde para casos graves, serão atendidos normalmente no feriado. Casos menos graves, mas que ainda precise de transferência são feitos pela central de ambulâncias.

Postos de saúde fechados

Na segunda e terça de Carnaval, as unidades básicas de saúde não funcionam. O atendimento médico volta ao normal na quarta-feira (26).