16 de Abril de 2024

EM RONDONÓPOLIS

Saúde alerta sobre aumento de casos da doença mão-pé-boca

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 29/11/21 às 09:13
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Pediatria do Pronto Atendimento Infantil, faz um alerta que está verificando aumento nos últimos dias de casos da doença mão-pé-boca em Rondonópolis.

O coordenador da pediatria do PA-Infantil, pediatra Antônio Neto, explica que a doença é causada por um enterovírus, não é nova e o aumento no número de casos ocorre, principalmente, em função do retorno às aulas presenciais. O médico destaca que os sintomas, geralmente, não são graves, desaparecendo espontaneamente em alguns dias. Raramente é necessária a internação da criança.

O pediatra explica ainda que a doença causa lesões na boca, mãos e pés da criança, podem ocorrer ainda febre, sintomas respiratórios, incluindo dor de garganta e, em alguns casos diarreia e vômito. “A maior parte dos casos evolui de forma leve, sem que seja preciso a internação”, reforça.

A orientação para se prevenir a doença é a de manter medidas de higiene como lavar as mãos das crianças frequentemente e o usar máscaras, no caso de crianças maiores.

O pediatra ressalta ainda que em caso de sintomas, os pais devem procurar um posto de saúde, já que a doença não é grave ou necessita de atendimento emergencial.