25 de Abril de 2024

Rondonópolis recebe Prêmio Band Cidades Excelentes

Fonte: Valdeque Matos | Publicado em 20/10/21 às 14:48
Assessoria

Rondonópolis recebeu, na tarde desta terça-feira (19),  o Prêmio Band Cidades Excelentes, que visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila e direcionado a todos os municípios do País.

A cerimônia de premiação ocorreu na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.  O evento contou com a presença de representantes dos municípios que concorreram e a premiação foi entregue pelo presidente da AMM, Neurilan Fraga.  Rondonópolis foi representado pelo chefe de Escritório de Representação da Prefeitura na capital mato-grossense, Mario Marques de Almeida, que estava acompanhado do assessor Dirceu Santos.

Os indicadores avaliados no prêmio são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Em cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: até 30 mil habitantes, entre 30mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes.

A Prefeitura de Rondonópolis foi a primeira colocada na etapa estadual no pilar infraestrutura e mobilidade urbana, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes.  Rondonópolis também se destacou no quesito educação, gestão fiscal e desenvolvimento econômico.

O representante do Instituto Aquila, Leonardo Rischele, disse que o  instituto pesquisou 360 municípios no Brasil e 90 no exterior para avaliar os indicadores de excelência no setor público. “A iniciativa privada acompanha a excelência do setor público. Existe um ciclo contínuo  de desenvolvimento que começa por eficiência fiscal e transparência”, ressaltou.

SOLUÇÕES DE GESTÃO

Conforme os organizadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, a meta é incentivar a implementação de projetos na esfera pública, disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios e também a valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. Outro objetivo é otimizar os recursos, transformar a gestão e buscar o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, principalmente elevar o Índice de Desenvolvimento Humano-IDH brasileiro.