23 de Abril de 2024

Início do conteúdo
SANEAR

Rondonópolis recebe premiação por ter uma das melhores iniciativas em prol do avanço em saneamento básico do país

Fonte: Thâmara Carvalho - Ascom Sanear | Publicado em 12/09/19 às 11:21
None
Assessoria

Segunda maior economia e a terceira em população de Mato Grosso, Rondonópolis, que conta com mais de 230 mil habitantes, teve um grande avanço nos índices de saneamento básico em 2019. Os investimentos maciços deram resultados positivos. Neste ano de 2019, a cidade conquistou a primeira colocação entre as cidades de grande porte do Centro-Oeste no ranking da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Também em resposta a boa gestão do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, a cidade deve receber, no dia 17 de setembro, em Piracicaba – SP, o prêmio do Instituto Trata Brasil por ser a cidade com uma das melhores iniciativas em prol do avanço do saneamento básico de todo o país. O instituto, criado em 2007, tem como objetivo contribuir para a melhoria da saúde da população e a proteção dos recursos hídricos do país pela universalização do acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, bem como a redução das perdas de água.

Para este avanço, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis -Sanear, gerido pela administração municipal, tem investido em obras que estão mudando a realidade da população e promovendo mais qualidade de vida, por meio da aplicação de recursos próprios e de convênios com a União.

“A nossa gestão está preocupada em levar qualidade de vida para a população que mora em Rondonópolis. Queremos deixar a cidade preparada para os próximos 10 anos. Para isso, estão sendo feitos investimentos em obras de ampliação da rede de esgoto, bem como, na qualidade da distribuição de água potável para as residências”, explica a diretora geral da autarquia, Terezinha Silva Souza.

“Também somos uma gestão preocupada com o meio ambiente. Instalamos e colocamos em funcionamento o aterro sanitário e a coleta e separação destes materiais tem permitido o tratamento correto de quase 200 toneladas de lixo por dia, além de serem a fonte de renda de mais de 40 famílias. É uma gestão que busca o bem-estar da população e trabalha para acompanhar o desenvolvimento da cidade, facilitando a vida do cidadão”, finaliza.