20 de Abril de 2024

Início do conteúdo
DE OLHO NO MOSQUITO

Rondonópolis fecha 2021 com redução de 93% de casos de dengue

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 17/01/22 às 16:03
None
Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu o relatório sobre a situação da dengue em Rondonópolis e divulgou um número importante para a população, a redução de 93,71% dos casos confirmados dengue, em relação ao ano de 2020. A intensificação no trabalho dos agentes de combate a endemias e o cuidado da população podem ter contribuído para o número positivo.

De acordo com dados da Secretaria, no ano passado, foram confirmados 78 casos de dengue em Rondonópolis, 93,71% a menos que em 2020 quando foram notificados 2.296 pacientes infectados pelo vírus. A redução significativa do número de casos foi registrada no mesmo período em que houve um aumento no número de visita aos lares rondonopolitanos.

Em 2021 a equipe de agentes de combate a endemias visitou um total de 653.922 imóveis em toda a cidade. Com isso, a SMS verificou um aumento de 14% em relação ao número de imóveis visitados em 2020 que foi de 571.889. A intensificação do trabalho dos agentes e a receptividade dos moradores e proprietários contribuíram para o crescimento.

A secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, comemora o resultado positivo do ano passado, mas mantêm o alerta na questão da prevenção e o cuidado para manter o mosquito transmissor da dengue longe de casa. “Fechamos muito bem o ano, menos pessoas ficaram doentes. Mas a vigilância deve continuar, principalmente nas nossas casas que são os locais de maior incidência de criadouros do mosquito”, comentou.

Ao contrário dos terrenos baldios, as residências com moradores são os locais que mais oferecem facilidade do depósito de larvas e a proliferação do mosquito da dengue. Izalba Albuquerque ressalta que não custa lembrar a importância de manter a casa e o quintal limpos e organizados para que o mosquito não encontre nenhum local, como numa tampa de garrafa, para depositar as larvas que poderão se transformar no mosquito adulto e infectar os moradores.