19 de Abril de 2024

PLANO DE AÇÃO

Reunião dos órgãos do Eixo de Desenvolvimento Econômico do Projeto 2 do PDI define cronograma de 2019

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 07/12/18 às 15:03
Kawê Pires - Gabinete de Comunicação Social

Tendo como propósito, a partir da transferência de tecnologias e boas práticas de gestão, estimular o desenvolvimento integrado das instituições públicas fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) desse tribunal busca introduzir na administração pública e na sociedade mato-grossense as culturas do planejamento, da eficiência e da inovação, consideradas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social. Garantir a transparência das informações e incentivar a participação do cidadão comum nos resultados das políticas públicas é o objetivo do Projeto 2 do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Para elaborar o cronograma do Projeto 2 do PDI a ser implementado em 2019, definindo a atuação dos diversos conselhos de políticas públicas de Rondonópolis aconteceu, na manhã desta sexta-feira (7), no Paço Municipal, reunião com os órgãos do Eixo do Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Rondonópolis composto, entre outros, pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Habitação, de Transporte e Trânsito, de Governo e da Receita, além do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis (Impro) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

No encontro, Júlio Carlos Costa, representante da Secretaria Municipal de Governo, lembrou que o TCE-MT oferece cursos on line voltados especificamente para membros de conselhos e que, para conhecer o conteúdo ofertado e se inscrever basta acessar o portal www.tce.mt.gov.br/eventos. Ele também ressaltou que o órgãos disponibiliza outra ferramenta, a Gestão do Planejamento Estratégico (GPE), em que sociedade e conselhos podem acompanhar os atos da Administração Municipal realizados por meio do PDI, proporcionando o empoderamento desses entes para que possam fiscalizar a gestão pública e sugerir estratégias para obtenção dos resultados esperados. O endereço eletrônico do GPE é cidadão.tec.mt.gov.br/gpe.

Formado por vários eixos, o Projeto 2 do PDI já tem as próximas reuniões programadas: em 11 de dezembro será a vez do Eixo do Patrimônio da Humanidade; o Eixo do Gênero Humano se encontra em 14 de dezembro; já o debate do Eixo da Saúde está marcado para 18 de dezembro.