28 de Março de 2024

Reserva Tadarimana recebe mutirão da Prefeitura neste sábado

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 12/04/19 às 18:46
Assessoria

Inúmeros serviços prestados pela Prefeitura de Rondonópolis serão oferecidos aos moradores da Reserva Indígena Tadarimana em um mutirão neste sábado (13). A ação acontece, a partir das 8 horas, na Aldeia da Central, estendendo-se até às 17h.

A atividade faz parte das ações intersetoriais que estão sendo realizadas pela administração, desde o dia 19 de março, por meio de diversas secretarias municipais, para atender as necessidades imediatas da comunidade indígena nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, valorização da cultura e agricultura, visando proporcionar uma alimentação saudável.

A Reserva Tadarimana ocupa uma área de 9,7 mil hectares do município de Rondonópolis, abrigando mais de 600 indígenas distribuídas em cinco aldeias: Pobóre, Pobojari, Praião, Jurigue e a Central.

Promoção Social

A Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Marcia Rotilli, anuncia que a equipe do setor levará à Tadarimana o serviço de recadastramento e inserção no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único CadÚnico, além da carteira do idoso, bilhete único, idjovem, requerimento de segunda via de certidão de nascimento, além de outras informações e orientações.

“Nossa equipes estão trabalhado na reserva indígena desde o mês passado, visitando todas as moradias das aldeias para fazerem um diagnóstico das necessidades básicas dos indígenas, num trabalho preventivo e de promoção humana. Além disso, fazendo também a busca de crianças prioritárias do programa Criança Feliz, desenvolvido em parceria com o governo federal, com intuito de promover o desenvolvimento da primeira infância partir do apoio e o acompanhamento da gestação e de crianças de zero a três anos, com ações intersetoriais que promovam a redução das vulnerabilidades sociais, favorecendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e reduzindo a negligência”.

Saúde

Dentro do trabalho intersetorial integrado desenvolvido pela Prefeitura de Rondonópolis na Reserva Tadarimana desde o mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando os atendimentos à comunidade indígena.  Os profissionais da saúde fizeram um verdadeiro check-up para verificar a saúde dos indígenas. A equipe da saúde também realizou ações de prevenção de combate ao tabagismo e ao alcoolismo, fatores que preocupam os profissionais.

Para o mutirão deste sábado, a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentin Chaves, antecipa que as famílias do povo bororo serão beneficiadas com acompanhamento de crianças e grávidas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, com a pesagem e pré-natal; atendimentos médicos, odontológicos e acolhimento psicossocial. Contará ainda no mutirão com o trabalho veterinário de animais domésticos para diagnóstico da leishmaniose.

Agricultura

A equipe de apoio à agricultura familiar no município, coordenada pelo Secretário Genilton Pereira, deve oferecer orientações técnicas e dar continuidade na doação de sementes para o plantio de hortaliças e também de ramos de mandiocas e, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), de plantas frutíferas. “Estamos fazendo o arado de áreas de fundo de quintal para que possam fazer o plantio”.

A Agricultura também está trabalhando, juntamente com o Ministério Público Federal (MPF) de e Fundação Nacional do Índio (Funai), na elaboração de um projeto para perfuração de oito tanques para implantação de projetos de piscicultura.

Outra ação liderada pela pasta que beneficia a comunidade indígena é a frente de trabalho, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), para recuperação total das estradas da Reserva Tadarimana, que fazem a conexão da “aldeia central” com outras aldeias. No total, serão recuperados cerca de 80 Km de estradas vicinais na terra do povo bororo.

Outras secretarias

Estarão presentes também no mutirão, realizado com o propósito de levar serviços de cidadania e bem-estar para as famílias indígenas, equipes das secretarias de Educação, de Esporte e Lazer, que estará organizando torneios esportivos; e da Cultura, que levarão materiais para confecção de artesanatos.