28 de Março de 2020

Início do conteúdo
ESTREITANDO RELAÇÕES

Reitora, Diretores de Institutos e professores da UFR são recebidos na prefeitura

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 26/02/20 às 16:24
None
Cleomar Pilar - Gabinete de Comunicação Social

A Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis Analy Castilho Polizel, os diretores dos quatro “Institutos Científicos” da instituição, bem como, o vereador Silvio Negri, e diversos professores, foram recebidos pelo prefeito municipal Zé Carlos do Pátio na manhã desta quarta-feira (26), em seu gabinete, para tratar de parcerias entre a administração municipal e a universidade.

Conforme a Reitora, o objetivo da visita, foi estreitar as relações e tratar de convênios e parcerias já existentes e futuras entre as entidades, no sentido de atender as demandas de Cursos e Projetos de Extensão, não apenas da instituição de ensino, mas sobretudo, do município.

O prefeito se mostrou sensível às propostas da reitora, se comprometendo em não apenas manter as atuais parcerias; NEATI - Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade; Central de Línguas e, Cursinhos, mas, também estabelecer novas parcerias.

Todavia, Ele solicitou à direção da UFR, para que adeque e direcione a grade de cursos de qualificação e formação acadêmica, de forma que desperte competências e habilidades direcionadas para a realidade do nosso mercado de trabalho; fazendo entre outras coisas, com que os acadêmicos (futuros profissionais), se interessem pelos cursos de exatas (matemática); física, e química, agronomia, entre outros, e o mais importante: que permaneçam no município após a graduação.

“É importante que a universidade esteja mais voltada para as demandas do mercado local e regional, criando cursos que atendam as demandas locais, como a formação de professores de física, química e matemática, que a gente não tem! E, ainda que, os futuros médicos; a maioria gente de fora, se interesse em ficar na região, ampliando a oferta de mão de obra médica; infelizmente ainda tão carente no município. Nós precisamos muito de médicos! O mercado local tem muita demanda e absorve toda a mão de obra que estiver disponível. E eu, quero fazer estas parcerias com a UFR”, garantiu o prefeito.


ELEVAÇÃO DE NÍVEL 

 Zé do Pátio, ainda reforçou a intensão em concretizar imediatamente a parceria com a UFR para a disponibilização de cursos na área de formação e qualificação de professores para elevação de nível, conforme exigência do PCCV.

Ele também destacou a parceria já existente entre o Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT), e a Secretaria Municipal de Agricultura, na análise de solo e alimentos entre outros. Zé do Pátio garantiu que a prefeitura vai ajudar a completar o laboratório do ICAT, adquirindo os equipamentos necessários.


RESIDÊNCIA MÉDICA 

 Mas um dos assuntos mais importantes, foi a sugestão apresentada pela Universidade, no que diz respeito aos futuros acadêmicos de “residência médica”, que a partir de 2021, poderão estabelecer parcerias com o município, para atender nas unidades de saúde locais. A ideia é criar um atrativo de trabalho local que possa convencer os futuros médicos a permanecerem trabalhando no município, e suprir a demanda existente.

Outra proposta da reitora Analy, é também ampliar a participação dos acadêmicos de psicologia, farmácia e enfermagem nas unidades de saúde da atenção básica, que atendem as comunidades mais vulneráveis.

O prefeito designou a Secretária Municipal de Ciências e Tecnologia, Neiva de Col, para estabelecer estas parcerias com a UFR, realizando os encaminhamentos necessários para a assinatura dos respectivos convênios.

De acordo com o prefeito estas parcerias de colaboração entre a UFR e a Prefeitura, vão possibilitar ações efetivas que vão influenciar a correção e elevação do nível de ensino na rede municipal, aumentando por sua vez, os indicadores oficiais do IDEB e melhorando o nosso IDH, indicador que mede a qualidade de vida da população.

Notícias Relacionadas