18 de Abril de 2024

VALORIZAÇÃO E RECOHECIMENTO

Região da Cascata recebe mutirão e anúncio de novas obras importantes para as comunidades locais

Fonte: Ailton Lima -Gmail | Publicado em 07/04/22 às 16:00
Antônio Carmelo

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, esteve na manhã desta quinta-feira (07) na região do assentamento rural Cascata, visitando e inaugurando obras onde também realizou um grande mutirão social rural em parceria com o Sindicato de produtores Rurais de Rondonópolis e SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, onde ofereceram mais de 30 serviços sociais às comunidades da região.

A visita começou com um passeio as obras de reforma do PSF da linha 01 da Cascata, recém-concluída. A unidade de saúde foi construída ainda na primeira gestão do prefeito, e passou por uma reforma completa da estrutura que agora irá atender com mais comodidade e conforto aos moradores da região.

Em seguida, a comitiva se dirigiu até a EMREF- Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Padre Dionísio Kuduavizcz, que sediou todo a estrutura do mutirão reunindo diversas Secretarias e a estrutura de atendimento do SENAR/Sindicato Rural de Rondonópolis.

Durante a visita, o prefeito se reuniu com diversos vereadores e líderes comunitários da região onde ouviu demandas das comunidades e anunciou novas obras de melhorias na região, incluindo a revitalização das estradas vicinais que cortam a região e beneficia a mobilidade das diversas comunidades rurais locais e seus respectivos assentamentos.

Para o prefeito estas ações compreendem valorização e reconhecimento do trabalho dos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, bem como, uma forma de proporcionar cidadania e qualidade de vida à esta significativa parcela trabalhadora da população rondonopolitana.

Pátio anunciou melhorias na estrutura no entorno da Escola Padre Dionísio como a conclusão campo de futebol society, o asfaltamento da estrada que passa na frente da escola para evitar a poeira aos alunos em sala, e ainda se comprometeu em adquirir uma área em frente a unidade escolar para ampliar o espaço existente e construir quadras de areia, pista de caminhada entre outras melhorias.

O objetivo do prefeito, segundo anunciou, é ampliar as atividades escolares como contraturnos, principalmente nos finais de semana, onde a comunidade em geral poderia usufruir mais da estrutura da escola com atividades esportivos-sociais ampliando a interação entre as pessoas.

Pátio anunciou a construção de academia popular, pista de caminhada, quadras esportivas de areia e até melhorias no espaço social localizado ao lado do PSF da linha 4, localizado paralelo à escola e cuja reforma também foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (07).

Todavia, a mais esperada ação da comunidade foi confirmada pelo prefeito, durante o mutirão, que foi a retomada da revitalização e recuperação das vias vicinais que cortam a região da Cascata e demais assentamentos.

“Ao restaurarmos as estradas da região queremos valorizar e contribuir com a produção da agricultura familiar que terá melhores condições de escoar a sua produção, gerar recursos e renda e se manter na zona rural. O nosso objetivo é oferecer aos nossos produtores rurais, as mesmas condições sociais que os moradores da cidade têm. Boas escolas, boas condições de trabalho e oportunidades de se qualificarem e melhorarem de vida sem precisar ter que deixar suas moradias”, disse Pátio.

O Supervisor Regional do SENAR, José Eduardo Pio, agradeceu a parceria da Prefeitura com a sua instituição e falou da importância para os pequenos produtores da agricultura familiar em receber esse auxílio e esse apoio das instituições públicas, que melhoram, ampliam a qualidade de vida de cada cidadão rural, criando oportunidades de mais sucesso na produção de qualidade.

“O Senar está aqui hoje, dando esse suporte técnico aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, não apenas através dos cursos de formação e qualificação, mas sobretudo com assistência técnica, mas também, fazer a promoção social de cidadania com os exames de oftalmologia e odontologia, emissão de documentos, etc. E gostaríamos de agradecer esta parceria com a Prefeitura Municipal e todas as suas Secretarias por ter disponibilizado essa ação que vai beneficiar um número significativo de famílias de pequenos produtores rurais”, externou.

O mutirão teve início por volta das 8h e se estendeu até às 17h atendendo mais de 300 pessoas da região com diversos serviços. Apenas para exemplificar, somente exames de oftalmologia (exames de vista) foram 100. Lembrando que as pessoas examinadas ainda vão receber os óculos de graça nos próximos 30 dias.

Reunião com líderes comunitários, vereadores, representantes do Sindicato Rural e Senar e diversos secretários