28 de Março de 2024

Atendimentos

“Projeto Sentinela” vai a Zona Rural e facilita acesso a testagem do Coronavírus

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 15/08/20 às 12:36
Assessoria - Gabinete de Comunicação

A Prefeitura Municipal está estendendo o atendimento do Plantão de Saúde do “Projeto Sentinela” à zona rural, e começou pelo Distrito de Boa Vista nesse sábado (15). No domingo (16), a equipe da saúde, vai estar atendendo na Gleba Rio Vermelho realizando consultas médicas e testagens nos pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus; lembrando que o atendimento do plantão no fim de semana, tanto nos dois postos de plantão na cidade PSF Jd. Itamarati e Cidade de Deus, como na zona rural: começa às 6 horas e vai até o meio dia.

O objetivo, segundo o secretário de saúde Marcus Vinicius, é estender o atendimento ao maior número de pessoas possível no município. O projeto sentinela foi criado há pouco mais de um mês, disponibilizando cinco unidades de saúde: Vila Rica, Policlínica Itamaraty, Vila Olinda, Cidade de Deus e, Parque das Rosas, que juntas, já realizaram, mais de 10 mil atendimentos, realizando testes rápidos e entregando os medicamentos necessários para o tratamento dos pacientes sintomáticos da covid-19, fazendo a diferença no enfrentamento à pandemia.

A secretaria de saúde entendeu que a população da zona rural encontra uma certa dificuldade em se deslocar até a cidade para realizar exames e testagens em situações de suspeita de contaminação pelo vírus. Em razão disso, a prefeitura ampliou o serviço de atendimento de saúde, levando até a zona rural uma estrutura apropriada móvel, que agiliza os atendimentos e facilita o acesso a saúde pelos munícipes da zona rural.

Para esse atendimento na zona rural, a prefeitura disponibilizou um veículo micro-ônibus adaptado do Gabinete de Segurança Pública (GASP), que leva os profissionais da secretaria de saúde até as comunidades da zona rural, proporcionando mais comodidade a população e facilitando o acesso a saúde a um maior número de pessoas.

VACINAÇÃO ANIMAL
Além desse atendimento às pessoas, a secretaria municipal de saúde também vem efetuando vacinações contra raiva em animais domésticos, como cães e gatos. Em Boa Vista 124 animais foram vacinados neste sábado (15). Lembrando que a vacinação também será realizada na Gleba Rio Vermelho e nas demais áreas da zona rural nos próximos plantões.

“Estamos ampliando a cobertura de saúde nesse momento crítico, e pretendemos chegar ao maior número possível de cidadãos do município”, disse o secretário Marcus Vinicius.