28 de Março de 2024

Início do conteúdo
AVANÇO NO CONTROLE

Projeto Sentinela já atendeu quase 8 mil pessoas nas cinco unidades da cidade

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 29/07/20 às 18:12
None
Assessoria

A Prefeitura de Rondonópolis está avançando no controle e combate ao novo coronavírus e para isso destinou oito unidades de saúde da cidade com toda a equipe técnica e médica necessária para o Projeto “Sentinela”, que é dedicado ao atendimento exclusivo para pacientes com sintomas relacionados a Covid-19 e síndromes gripais. 

Desde que entrou em funcionamento no dia 25 de junho, cinco das oito unidades previstas, e já em funcionamento, realizaram juntas até esta terça-feira (28), exatos 7.940 atendimentos a pessoas que apresentavam algum dos sintomas aparentes de contaminação do Coronavírus.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os números de atendimentos registrados em cada unidade, foram 1.087 atendimentos no PSF Vila Olinda; no Vila Rica realizaram 1.982, no Cidade de Deus teve 1.812, na Policlínica Itamaraty 2.079 foram atendidas e no Parque das Rosas, 980. 

É importante destacar que os horários de atendimento às pessoas com suspeita de contaminação pelo vírus é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e das 18 às 00h. Nos fins de semanas (sábado e domingo) duas unidades sentinelas pré-selecionadas e antecipadamente divulgadas, vão atender em regime de plantão das 6 ao meio dia. 

As recomendações médicas dirigidas às pessoas que por ventura apresentarem alguns dos sintomas como febre, tosse, cansaço, dor na garganta e no corpo, diarreia, falta de paladar e de olfato, bem como, dificuldades para respirar, são que busquem atendimento e procurem de imediato uma das cinco unidades citadas.

Lembrando que nas unidades sentinelas, os atendimentos serão exclusivamente para pacientes suspeitos de Coronavírus. Nas cinco unidades em funcionamento estão sendo oferecidos serviços de triagem, exame clínico, testes rápidos e, prescrição de medicamento feita pela equipe médica, bem como, o recebimento imediato da medicação recomendada. 

A administração municipal pede a colaboração das pessoas e das comunidades locais, para que tomem todos os cuidados de distanciamento social em locais públicos e de aglomeração, evitar tocar as pessoas em filas ou outros locais, bem como e talvez o mais importante não esquecer o uso da máscara de proteção e a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Quanto aos demais atendimentos de saúde normais (corriqueiros), as recomendações são para as pessoas devem se dirigir à UPA 24 horas, onde serão atendidos, triados e, se necessário encaminhados ao hospital municipal para recebimento de cuidados médicos.