25 de Fevereiro de 2024

Início do conteúdo
CMEI ANTERINA

Projeto Sarauzim Cultural desperta o gosto pela leitura nas crianças

Fonte: Franciele Gonçalves - Gcom | Publicado em 29/11/23 às 14:00
None
Assessoria

O projeto "Sarauzim Cultural: Saberes e Sabores" realizado pelo Centro municipal de educação infantil (CMEI) Anterina Miranda de Moraes nos meses de Outubro e Novembro foi um sucesso. Com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura, o projeto envolveu os pequenos em atividades lúdicas e divertidas, apresentando diferentes gêneros textuais. 

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer e explorar diversos gêneros literários, como poesias, parlendas, brincadeiras cantadas e adivinhas. Esses textos foram selecionados para que as crianças pudessem memorizá-los e brincar com as palavras, dando início a sua jornada de investigação sobre o sistema de escrita e as práticas sociais de leitura.

Segundo a diretora Patrícia Kenf, os diferentes gêneros literários foram utilizados como uma forma de incentivar as crianças a refletir e conhecer um novo mundo. "Os gêneros literários são uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos, e as atividades desenvolvidas no projeto permitiram que as crianças observassem o funcionamento da escrita, como no sarau, onde puderam declamar poesias, poemas e participar de brincadeiras cantadas", explicou. 

A culminância do projeto foi marcada por uma exposição das atividades realizadas pelas crianças, além de apresentação artística. Durante o evento, houve recital de parlendas, apresentação musical e teatro, proporcionando um momento de encantamento e diversão para as famílias presentes.

Graciane Sorano, mãe da aluna Gabriela Cristina Sorano, do 4º agrupamento D, elogiou a culminância do projeto e destacou o capricho em cada detalhe. Ela também ressaltou o quanto sua filha se desenvolveu com as apresentações, demonstrando o impacto positivo do projeto na vida das crianças.