19 de Abril de 2024

HOMENAGEM

Projeto Cuidando do Cuidador atende funcionários da Prefeitura com programa anti-stress em alusão ao Dia do Servidor

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 15/10/18 às 14:32
Divulgação

De hoje (15) a sexta-feira (19), com exceção da quarta-feira (17), das 8h às 12h e das 13h às 17h, os funcionários do Paço Municipal terão à sua disposição um programa de terapias relaxantes que inclui shiatsu, reflexologia plantar e drenagem linfática e acontece no auditório. A ação ocorre no mês em que se comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, e é fruto de parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e a empresa FisioEda, que desenvolveu o projeto Cuidando do Cuidador, especialmente voltado para profissionais do setor público.

Nossa intenção é homenagear o servidor e prestigiá-lo em função do seu dia. Com essas atividades, buscamos promover o bem-estar e a prevenção, ofertando cuidados que estimulam o vigor do funcionário do município, compartilha Viviane Fazzio, servidora da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Pasta.

São em torno de nove aparelhos pelos quais cada pessoa faz o circuito que dura entre 15 e 20 minutos. Também serão realizadas aferição da pressão arterial, medição de stress e terapêuticas com infravermelho. O projeto visa diminuir os níveis de tensão e stress do dia a dia nos trabalhadores, gerando relaxamento por meio dos métodos que aplicamos, destaca o fisioterapeuta da FisioEda, Sandro Pinho.

Massagem milenar chinesa, o shiatsu, por meio de pressão exercida com os dedos pelo massoterapeuta, permite a desobstrução dos pontos nervosos, como detalha Sandro: Com essa técnica é possível deixar a musculatura relaxada desde o pescoço até a altura da cervical e chegar à lombar, que é a região onde a maioria dos brasileiros sente dor na coluna. Assim desinflamamos e desmanchamos os nódulos de tensão.

Já a drenagem linfática é capaz de reduzir a quantidade de líquido no corpo, além de ativar a circulação sanguínea e combater a celulite, atuando sobre o sistema linfático. Com uma máquina medimos a pessoa por cima da roupa, antes do processo. Em nenhum momento ela precisa se expor. Então, o aparelho estimula a dilatação da linfa e, assim, libera o líquido retido, tonifica e enrijece a musculatura. E, dependendo do seu metabolismo, o indivíduo consegue perder de um a cinco centímetros, explica o fisioterapeuta.

Para a enfermeira Bernadete Bispo da Silva, que já experimentou os métodos na Secretaria Municipal de Saúde, onde a FisioEda esteve na semana passada, a sensação provocada é revigorante. Foi bastante relaxante. Ao acabar a aplicação das técnicas estava sentindo grande bem-estar e ótima disposição, lembra. A FisioEda volta à Saúde esta semana, na quarta-feira (17), das 13h às 17 horas.

Viviane ressalta que essa atividade integra um dos alvos do PDI, que é a valorização do funcionário público: Estamos trabalhando com metas que elevem a satisfação do servidor e, também, promovam a saúde do trabalhador. Então, aproveitamos datas comemorativas como Dia das Mães, Dia da Mulher e Dia do Homem, por exemplo, para expressar nosso apresso por esse profissional por meio de práticas que o beneficiem.

Outra Pasta que vai receber a visita da FisioEda é a da Educação. Porém, segundo a secretária Carmem Garcia ainda não foi definida a data das ações nesta Secretaria.

Por questão de organização foi elaborado um cronograma de atendimento para as respectivas secretarias do Paço Municipal. Confira abaixo.

15 de outubro Secretarias de Governo, de Planejamento, de Finanças, Procuradoria e Unidade Central de Controle Interno.

16 de outubro Secretarias da Receita, de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura e de Habitação.

18 de outubro Secretarias de Gestão de Pessoas, de Comunicação e, ainda, Setor de Compras da Secretaria de Administração.

19 de outubro Demais setores da Secretaria de Administração.