24 de Abril de 2024

GESTÃO FINANCEIRA

Programa Rever leva conhecimento para microempreendedores

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 22/09/21 às 10:51
Kawê Pires - Gcom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico reuniu na manhã desta quarta-feira (22) microempreendedores individuais (MEIs) para aprender mais sobre como fazer o controle de contas e administrar com eficiência o dinheiro que gira nas suas empresas. A oficina foi viabilizada por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que disponibilizou um consultor de Campo Grande para falar sobre o assunto.

Os novos empreendedores que participaram da oficina atuam em diversos setores do comércio e prestação de serviços. O foco do encontro foi a questão do controle de fluxo de caixa, valores projetados, realizados e análise dos resultados. Eles também conheceram mais sobre capital de giro, sua necessidade na empresa e ainda como fazer o cálculo do valor de capital mais indicado para cada tipo de negócio.

Essa capacitação faz parte das atividades do programa de Retomada Econômica Valorizando Emprego e Renda (Rever) nos eixos que tratam do aprimoramento da gestão empresarial e também da formação de mão de obra. Com ele, o município dá a oportunidade para os novos empreendedores de receber conhecimento e estruturar seu negócio de forma mais assertiva e com consciência no controle financeiro.

Todos os participantes, após a conclusão da oficina, terão um acompanhamento por um período de dois meses com os técnicos da Secretaria. Desse forma eles poderão aplicar o conhecimento adquirido no encontro e ainda contar com a assessoria do município para esse trabalho seja feito da melhor forma possível.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Alexsandro Silva, comentou que outras ações do programa Rever estão sendo desenvolvidas e outras sendo programadas para atender as necessidades do setor empresarial. Os outros eixos do programa são apoio à formalização, facilidade no acesso ao crédito e também a políticas de incentivos fiscais.

O vice-prefeito Aylon Arruda participou da abertura da oficina. Ele lembrou da época em que começou sua atividade comercial em Rondonópolis, com apenas dois funcionários, sem apoio nenhum como esse que a Prefeitura, por meio do departamento de apoio ao fomento, está oferecendo para o MEIs. “Rondonópolis é uma terra de oportunidades, aproveitem todo esse conhecimento que vai fazer a diferença na empresa de cada um de vocês”, comentou.

Os participantes aproveitaram a presença dos representantes do Sebrae para tirar dúvidas sobre as mudanças na legislação que estão em discussão no Congresso e também das opções de negociação de dívidas que estão disponíveis até o dia 30 de setembro.