28 de Março de 2024

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PALADAR APURADO

Procon faz recomendações para as compras da Páscoa

Fonte: Roberta Azambuja - Gabinete de Comunicação | Publicado em 11/04/19 às 11:41
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Divulgação

Faltando dez dias para a Páscoa, a corrida aos supermercados e lojas de doces em busca dos ovos de chocolate para presentear parentes e amigos é programa frequente. Mas para escolher uma iguaria de qualidade, é preciso observar algumas características.

De início, é importante lembrar que pesquisar preços antes de adquirir a mercadoria é prática saudável. A supervisora geral do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) de Rondonópolis, Neila Maria Santos, recomenda: “O consumidor deve ficar atento tanto para os preços, quanto para a qualidade e para as opções que estão dentro do seu orçamento”.  

“Na hora das compras, deve-se evitar a companhia das crianças”, aconselha  Neila. Ela explica: “Muitos produtos chamam a atenção delas pelas suas características, como cor e desenhos das embalagens, bem como brindes que acompanham o produto, fazendo com que os pequenos insistam para que o adulto compre-os”.

Ler cuidadosamente o rótulo das embalagens é outra prática necessária. “O peso, a data de validade, a composição e as restrições de consumo são alguns itens a serem observados”, pontua Neila, que continua: “Outro aspecto a ser notado é a temperatura ambiente adequada no lugar onde o produto está exposto. Ele também não pode apresentar alterações físicas e derretimento do chocolate, o que ocorre se o alimento estiver armazenado em local quente”.

Atualmente, há ovos de Páscoa de todos os tipos e dos mais variados sabores e misturas. Por isso, a supervisora ressalta que quando ele tem recheio de frutas o prazo de validade costuma ser menor. “Se o chocolate for comprado com prazo de validade vencida, assim que perceber o fato, o consumidor deve procurar o fornecedor para realizar a troca. O prazo para reclamar sobre qualquer problema encontrado é de 30 dias. Contudo, por se tratar de produto perecível, é importante que essa troca se dê logo após a constatação do vício. E para fazer a reclamação é necessário apresentar o cupom fiscal”, frisa.

Quando o ovo de Páscoa contém brinquedos em seu interior, é preciso checar na sua embalagem se há o certificado do Inmetro e a indicação da faixa etária. “A embalagem que envolve o brinde também deve trazer o selo do Inmetro”, assinala a supervisora.

Preços devem estar bem à vista, podendo aparecer individualmente, em uma etiqueta fixada na guloseima, ou em uma tabela próxima do local onde estão os ovos de chocolate.

Também bastante procurados na época da Páscoa, os pescados exigem que se observe algumas características que garantem que eles estão em bom estado de conservação. Deve-se atentar para o armazenamento do produto e as condições sanitárias do local. Os congelados precisam estar acondicionados na temperatura indicada pelo fabricante na embalagem. Peixes fatiados e industrializados devem ter o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

“É sempre importante que o consumidor observe a aparência do produto, pois o pescado deve apresentar carne firme, olhos salientes e brilhantes e escamas que não soltem com facilidade. Não é recomendável a compra de pescados com cheiro muito forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras esbranquiçadas”, sublinha Neila. Ela ainda alerta que não se deve esquecer de examinar se as embalagens estão danificadas, com rasgados ou furos que possam provocar contaminação do produto e colocar em risco a saúde do cidadão.

Caso, após a aquisição, a pessoa perceba alguma irregularidade na mercadoria e o fornecedor se recuse atender sua demanda, ela pode se dirigir ao Procon para registrar o ocorrido, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas.

O Procon fica na Rua Rio Branco 2.102, Jardim Guanabara. Os telefones para contato são 3411-5295/5297.