18 de Abril de 2024

SANITIZAÇÃO

Prefeitura vai sanitizar ambientes e espaços públicos para prevenir e combater a circulação e, proliferação do Coronavírus na cidade

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 12/01/21 às 15:14
Coordenação da força-tarefa da sanitização
Coordenação da força-tarefa da sanitização | Assessoria

Uma reunião/parceria firmada entre representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Setor de Atenção Básica), Gabinete de Apoio a Segurança Pública - GASP; Sanear, CODER, e uma Equipe de Controle Químico da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), nesta segunda-feira (11), resultou no planejamento e execução de uma força-tarefa de sanitização dos bens (prédios públicos) e espaços públicos da cidade, que deve ter início no fim da tarde, desta quarta-feira (13).

O objetivo dessa ação é basicamente prevenir, controlar e combater a circulação e proliferação do Coronavírus nos espaços públicos da cidade de Rondonópolis. Segundo os coordenadores, a ação será iniciada pela Praça dos Carreiros a partir das 18 h desta quarta-feira (13), e deverá se estender até por volta das 23 h.

Segundo o Gerente de Vigilância Ambiental da UVZ, Wagner Santos, quatro equipes da força-tarefa compostas por integrantes do Corpo de Bombeiros, Coder, Sanear, Gasp, estarão munidas de equipamentos como bombas costais e motorizadas de pulverização/borrifação, além de 02 caminhões pipas (20 mil litros), com produtos químicos que serão utilizados na higienização das calçadas, passeios públicos, pontos de ônibus, portas de igrejas, bancos de praças públicas, portas de bancos e casas lotéricas, do quadrilátero central; enfim: nos locais onde comumente acontece grande movimentação e concentração de pessoas.

Conforme os organizadores, as equipes de controle químico, vão fazer a sanitização destes locais, começando pela Praça dos Carreiros, e vão seguir, pelas avenidas: Dom Wunibaldo, Marechal Rondon, Avenida Cuiabá e Marechal Dutra entre outras, até as dependências do Casario/Cais do Porto. A Rua Fernando Correa da Costa também será sanitizada ao longo do seu curso, desde a Avenida Presidente Médici, até a Dom Wunibaldo.

Ainda conforme os organizadores, espaços como a ‘praça da antiga rodoviária’, o “Ganha Tempo, e o Fórum da Comarca, entre outros; serão sanitizados. “O importante, é que esta ação de sanitização, não tem prazo para ser concluída, já que os trabalhos serão repetidos semanalmente nos mesmos locais citados, até que se consiga uma diminuição da circulação do vírus nesses espaços públicos”, explicou Wagner.

UNIDADES DE SAÚDE

Ainda a partir desta quarta-feira (13), uma parte da equipe de controle químico irá higienizar e sanitizar todas as instalações das unidades de saúde do município. Conforme a programação, a cada semana pelo menos 12 unidades de PSs, PSFs, EBSs, e ESFs, deverão ser sanitizadas. Os trabalhos deverão ser realizados no período noturno para evitar transtornos aos servidores e ao público.

“Mas, é preciso destacar que essa força-tarefa, está sendo orquestrada e executada por conta da parceria firmada entre a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Corpo de Bombeiros e demais parceiros, proposta pelo presidente do poder legislativo, vereador Roni Magnani”, disse o gerente da vigilância ambiental.

“Todavia, não basta apenas os esforços do poder público. A população tem que colaborar e fazer a sua parte, tomando os cuidados necessários, como o uso constante de máscaras de proteção, evitar o toque pessoal, praticar o distanciamento social em locais públicos, bem como, higienizar as mãos com álcool gel e água e sabão, e sobretudo, evitar aglomerações”, reiterou.

TAMBÉM NOS BAIRROS

Ainda conforme Wagner Santos, além da região central, a coordenação da força-tarefa já estuda uma forma de estender esse trabalho de sanitização aos bairros da cidade, principalmente nos locais de maior concentração pública como: praças, pontos de ônibus, igrejas, portas de mercados, feiras livres, etc.