20 de Abril de 2024

Início do conteúdo
SANEAMENTO AMBIENTAL

Prefeitura vai inaugurar quatro novos Ecopontos no dia 13

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 08/04/21 às 07:00
None
Ecoponto do Jd. Paiaguás | Assessoria

Quatro Ecopontos construídos pela Prefeitura Municipal em pontos estratégicos da cidade foram concluídos e já poderão ser utilizados pela população a partir da segunda quinzena de abril, mais especificamente a partir de terça-feira (13). 

Essa informação foi confirmada pelo Departamento de Resíduos Sólidos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, que vai administrar a manutenção desse serviço, e antecipou que, além dessas quatro unidades agora inauguradas, o objetivo é ampliar o serviço, e construir outros quatro, novos Ecopontos, que deverão operar até o final deste ano. 

REGIÕES ESTRATÉGICAS 

Os quatro novos Ecopontos estão instalados em regiões estratégicas da cidade como o Residencial Paiaguás; a Vila Paulista na área do antigo Clube Ipê; no Micro Distrito Industrial Anézio Pereira de Oliveira, região da Vila Operária; e no Distrito Industrial, mais especificamente no início da Rodovia do Peixe. 

O objetivo dessa estruturação estratégica é garantir acesso mais prático e rápido aos locais adequados para descarte de resíduos, bem como, promover a diminuição imediata das áreas de descarte irregular (lixões clandestinos), espalhados por diversos bairros da cidade. 

Com a inauguração desses Ecopontos será possível reduzir os locais de descartes irregulares e reduzir o risco de proliferação de insetos e outros vetores de doenças contagiosas, como: Dengue, Zika e Chikungunya bem como a proliferação de roedores e animais peçonhentos que trazem prejuízos, não apenas para o meio ambiente, mas sobretudo, perigos para a saúde da população. 

O QUE VAI PODER SER DESCARTADO 

Conforme o Sanear os citados Ecopontos vão funcionar de segunda a sábado das 7h30 as 11h30 e, das 13h00 às 17h30. Eles estarão devidamente cercados com alambrados, e contam com guaritas e espaço para a colocação de caçambas para o depósito em separado dos diversos tipos de inservíveis. 

A população em geral vai poder ainda fazer o descarte legal de resíduos da construção civil no limite de até um metro cúbico (1 m3); além de resíduos de podas de jardim e galhos de árvores em pequeno volume também. 

Como exemplo, o equivalente ao volume da carroceria de uma caminhonete cheia. Nos Ecopontos, a população também poderá realizar o descarte de produtos domésticos inservíveis como: papel, vidro, plástico, ferro, alumínio, madeiras, e móveis como: fogões, sofás; camas, pias, portas, eletrônicos recicláveis como TVs, aparelhos eletroeletrônicos etc., armários, guarda-roupas, etc., que na verdade são considerados os grandes gargalos dos descartes de inservíveis, que infelizmente lotam e sujam os espaços públicos, gerando os chamados lixões clandestinos. 

“Com os Ecopontos em funcionamento, a ideia é melhorar a limpeza na região, evitando a poluição ambiental e visual da cidade; além de trazer diversos benefícios para os moradores que vão ficar livres dos incômodos provocados pelos ‘Lixões Irregulares’ que não trazem benefício algum a população. 

No entanto, a partir de agora a Prefeitura por intermédio da Semma, vai poder trabalhar mais fortemente e fiscalizar a deposição irregular dos resíduos sólidos, bem como cuidar da questão da conscientização e educação ambiental na cidade, desenvolvendo programas informativos /educativos, destinados às populações locais, e ainda intensificar o trabalho de fiscalização ambiental atuando com rigor sobre aqueles que insistem em desobedecer a legislação ambiental vigente.