19 de Abril de 2024

POPULAÇÃO INDÍGENA

Prefeitura leva ações integradas para moradores da Aldeia Tadarimana

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 19/03/19 às 17:46
Assessoria

A população indígena residente da Aldeia Tadarimana se reuniu na tarde desta terça-feira (19) para receber informações sobre saúde, convivência familiar e em comunidade e boas práticas de agricultura de subsistência. O conteúdo foi repassado por gestores e técnicos das Secretarias Municipais para melhorar a qualidade de vida dessa população e também contribuir para a produtividade dos alimentos cultivados por eles.

Famílias inteiras se juntaram no galpão central da aldeia para ouvir as instruções da equipe intersetorial envolvida nesse projeto. Uma representante da Secretaria Municipal de Saúde falou sobre temas referentes à saúde mental. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária enviou um agrônomo e um técnico agrícola para auxiliar os indígenas a melhorarem o cultivo e também tirar dúvidas.

O programa Criança Feliz foi um dos destaques que a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social levou para a população indígena fazendo o acompanhamento das gestantes, dos recém-nascidos e das crianças até três anos de idade. As famílias foram cadastradas e receberam do município uma cesta básica para o colaborar na alimentação das famílias.

“Fazemos um trabalho intersetorial, falamos sobre o cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida, o convívio e a proteção familiar tudo em consonância com a cultura indígena, respeitando a cultura deles”, comentou a secretária de Promoção e Assistência Social, Márcia Rotilli.

A cada quinze dias a equipe da Promoção Social estará na aldeia para fazer o acompanhamento e o fortalecimento do vínculo familiar e a equipe da Saúde vai avançar com o trabalho contra o tabagismo e alcoolismo.