19 de Abril de 2024

APOIO DE EMPRESÁRIOS

Prefeitura lança construção da sede da Unemat em Rondonópolis

Fonte: Jéssica Estellen - Gabinete de Comunicação Social | Publicado em 25/10/19 às 10:26
Wheverton Barros

Cerca de 1.200 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (24), na Escola Sagrado Coração de Jesus, do lançamento da construção da sede da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis. Acadêmicos, estudantes do Ensino Médio, docentes, empresários, autoridades políticas e demais entidades da sociedade civil estiveram presente na solenidade.

A obra a ser iniciada ainda neste ano tem custo estimado em torno de R$ 8 milhões, recursos provenientes de apoio social de empresas da cidade. A área total é de 101 mil metros quadrados, sendo sete mil destinados a construção de três salas administrativas, refeitório, biblioteca, auditório e 36 salas de aulas para atender mais de 1.800 alunos.

“Estamos coroando um trabalho de toda a equipe da prefeitura, do prefeito Zé Carlos do Pátio, durante seis meses trabalhamos neste projeto, viabilizando recurso, assinamos esse termo de compromisso com as empresas e vamos fazer o lançamento da tão sonhada Unemat que a população almeja há 17 anos e acreditamos que assim Rondonópolis se posicionará como polo de Educação da região Sul de Mato Grosso,” celebrou o secretário municipal de Habitação e Urbanismo Paulo José.

O Núcleo Pedagógico da Unemat em Rondonópolis recebe apoio financeiro do município. A prefeitura ainda executou o projeto arquitetônico do prédio da instituição e vai atuar no serviço de terraplanagem e cercamento da área.

“Meu sonho é tornar Rondonópolis uma referência em educação, tendo duas universidades públicas, a Unemat e a Universidade Federal de Rondonópolis. A Prefeitura de Rondonópolis banca a Unemat no município, os cursos de Letras, Ciências da Computação e Direito. Agora vários empresários consolidaram o apoio para a construção da Unemat, que é competência do Estado, mas como não vai construir, nós vamos fazer”, explicou o prefeito.

Pátio ainda destacou que espera novos cursos para a instituição com a construção da sede. “Eu espero que o governador Mauro Mendes mantenha os cursos que temos aqui e amplie mais cursos para Rondonópolis e ajude a cidade. Nós vamos construir a Unemat e se ele quiser ser parceiro mandando mais cursos vai ser muito bom. Se algum deputado quiser ajudar a arrumar recurso para a Unemat também” ressaltou o prefeito.

Durante o evento, o prefeito assinou o termo de compromisso com as empresas que serão parceiras na construção da sede: RNI/Rodobens que vai construir 12 salas de aulas, administrativo, biblioteca e corredores; MDM Imobiliária LTDA responsável pela construção do auditório e Grupo Echer que fará o auditório.

Para o diretor político-pedagógico da Unemat na região Sul Sérgio Santos a sede vai colaborar muito para a qualidade do ensino.  “Contribui de maneira muito significativa porque a infraestrutura de uma universidade que compõe salas de aula, anfiteatro, refeitório, atenderá muito melhor os acadêmicos do que na realidade que estamos hoje e vai ajudar bastante no ensino.”

A acadêmica do curso de Letras Simone Cabral celebrou a construção da sede. “É uma estrutura que vai trazer mais conforto, mais qualidade e trazer um grande ganho para a cidade e para toda sociedade. A nossa esperança que assim não acabe a universidade e que venha também uma pós-graduação, mestrado, doutorado, que cada vez mais cresça, traga mais cursos”, comemorou Simone.