29 de Março de 2024

DESENVOLVE MT

Prefeitura já viabilizou este ano aprovação de 23 projetos de financiamentos para microempreendedores

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação | Publicado em 06/03/19 às 18:33
Arquivo | Divulgação

A prefeitura de Rondonópolis ajudou a viabilizar junto à agência de fomento Desenvolve MT mais de R$ 230 mil em linhas de créditos para microempreendedores do município investirem em novos negócios ou expansão de empreendimentos nestes dois primeiros meses de 2019. A informação foi repassada por Jarmes de Sousa Freitas, gerente do Departamento de Fomento de Micro, Pequeno e Média Empresas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“Este ano, desde que começamos a receber propostas no Centro de Atendimento Empresarial (CAE) da prefeitura de Rondonópolis, em meados de janeiro, quando o a Desenvolve MT começou a liberar as linhas de créditos, já elaboramos 32 projetos de financiamentos. Sendo que destes, 23 foram aprovados, totalizando mais de R$ 230 mil em financiamentos para microempreendedores individuais fazerem uso no próprio negócio”, comentou Jarmes. Os valores de financiamento aprovados variam de R$ 5mil a 45 mil.

A agência de fomento Desenvolve MT, do governo do Estado de Mato Grosso, oferece linhas de crédito com taxas de juros especiais para financiamentos de bens e serviços, adequação ou melhoria de estrutura física, dentre outros para quem quer investir ou expandir o seu negócio. Os valores variam de acordo com a proposta e o nível de endividamento de cada pretendente.

Jarmes explica que os interessados em ter acesso às linhas de crédito recebem o apoio da Prefeitura de Rondonópolis, por meio do CAE, da montagem do processo, até a aprovação e o acompanhamento da gestão do negócio por um período de três meses, visando auxiliar a manter a empresa em funcionamento.

“Orientamos e acompanhamos o controle de receita, fluxo de caixa, pagamentos até que o negócio ganhe força”, conta o gerente, observando que o CNPJ do pretendente deve ter pelo menos 12 meses de atividade. Já no caso dos taxistas e mototaxistas, que mesmo não sendo microempreendedores individuais, têm linhas de crédito com taxas de juros especiais, menores que as praticadas no mercado, para aquisição de novos veículos, deve constar na CNH do motorista a mensagem condutor remunerado

Ele esclarece, ainda, que o atendimento dos interessados é feito de forma individual e por agendamento, que é feito no CAE, que funciona no Palácio da Cidadania, ou pelo telefone (66) 3411-3516, nos seguintes horários: das 12 às 18h.

“Após o atendimento, o CAE faz uma avaliação da situação socioeconômica do microempreendedor, a fim de orientá-lo sobre as atividades que melhor se encaixem ao seu perfil. Também são feitas visitas técnicas em busca de pequenos potenciais empreendedores cadastrados que necessitam de recurso”, detalha o gerente do departamento de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Dobrar

Jarmes destaca que a meta para este ano é dobrar o números de projetos aprovados em comparação a 2018. “Viabilizamos junto a Desenvolve MT no ano passado mais de R$ 1,8 milhões, que beneficiaram mais de 70 microempreendedores individuais da cidade”, contou, acrescentando que o trabalho da prefeitura de Rondonópolis para facilitação de acesso ao crédito têm o objetivo de permitir que o micro e pequeno empreendedor desenvolva atividades econômicas nas áreas industrial, comercial e de serviços.

“A ampliação de crédito permite a circulação de recursos nos municípios, o que certamente pode gerar mais renda, mais emprego e, consequentemente, desenvolvimento para o município”, destacou.