29 de Março de 2024

INOVAÇÕES ODONTOLÓGICAS

Prefeitura inaugura Centro de Especialidades Odontológicas no Jardim Nossa Senhora do Amparo

Fonte: Ailton Lima | Publicado em 08/04/22 às 15:10
Antonio Carmelo

A Gestão José Carlos do Pátio vem realizando uma verdadeira transformação no setor de saúde do município, não apenas restaurando, reformando, ampliando e até construindo novas unidades de saúde, mas sobretudo, inovando nas práticas das políticas públicas de saúde locais.

Na manhã desta sexta-feira (08) inaugurou o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas Paulo Pacheco de Camargo (CEO) que leva o nome do dentista pioneiro da cidade de Rondonópolis, e que está localizado no bairro Nossa Senhora do Amparo.

Não bastasse a gestão recuperar toda a infraestrutura dos próprios públicos da rede de educação e saúde do município, a Prefeitura resolveu inovar e ampliar a atuação de um segmento da saúde extremamente importante para o cidadão, que é a sua saúde bucal.

Até porque em 2017 no início da segunda gestão do Prefeito José Carlos do Pátio, haviam no município, 24 equipes de odontólogos (gabinetes dentários) oferecendo serviços básicos de atenção primária como assepsia, extração e restauração, distribuídos em algumas unidades de saúde do município. Agora em 2022, depois de muitos e sólidos investimentos esse número subiu para 44 equipes de saúde bucal, e até o final do ano a meta é atingir 60 equipes oferecendo os serviços básicos em odontologia.
Todavia, objetivando inovar e oferecer um serviço ainda mais especializado e diferenciado à sua população, o prefeito e o Departamento de Saúde Bucal da SMS, comandado pelo Dentista José Fabrício Roberto idealizaram a criação de centros de especialidades odontológicas, onde serão oferecidos tratamentos em especialidades que vão desde as áreas de tratamento de canal (Endodontia); Periodontia (uma especialidade dentro da odontologia voltada à prevenção, diagnóstico e tratamento de quaisquer tipos de condições que afetam os tecidos e sustentação dos dentes. Esses tecidos são: Gengiva; Ligamentos; Ossos alveolares etc.; E, ainda a Ortodontia que é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento faciais; e por último a Implantodontia, que são os implantes dentários.

Conforme o Dr. Fabrício, na zona rural haviam 02 equipes bucais em ação. Os números já registram 06 unidades em funcionamento, onde mais nove se encontram em fase de instalação das partes hidráulicas dos equipamentos, e até o final do ano, esse número deve chegar a 15 unidades básicas de saúde bucal funcionando na zona rural.

RECONHECIMENTO

Familiares do homenageado (filho e netos), estiveram presentes à inauguração do CEO - Paulo Pacheco de Camargo e se sentiram agraciados com a homenagem ao patriarca da família de dentistas.
O filho, também dentista Dr. Wellington Pacheco de Camargo falou sobre a homenagem ofertada ao pai pelo prefeito imortalizando o seu nome e os relevantes serviços prestados ao município ao longo de várias décadas de trabalho.

Emocionado o dentista Wellington Pacheco agradeceu a homenagem, e lembrou do pai e dos ensinamentos dignificantes que ele deixou como legado a família. Os seus exemplos e o seu trabalho acabaram influenciando a família que seguiu os seus passos, onde dois filhos do Dr. Paulo (Wellington e Nilton Paulo) também ingressaram na profissão e recentemente os dois netos; filhos de Wellington que também se tornaram dentistas e atuam na cidade.

Sobre o Centro de Especialidades Odontológicas que leva o nome do seu pai, Dr. Wellington reconheceu a qualidade da estrutura, dos equipamentos e como profissional da área, agradeceu a justa homenagem ao seu familiar.

Ao final da solenidade de inauguração e descerramento da placa, o prefeito convidou a família do homenageado a conhecer as instalações do Centro de Especialidades Odontológicas, prometendo para os próximos dias inaugurar a segunda unidade (CEO), localizada nas proximidades da Policlínica do Jardim Itamarati, e a terceira unidade, que estará localizada na Vila Mamed.