24 de Abril de 2024

INVESTIMENTOS

Prefeitura garante desenvolvimento da região do Grande Vila Rica

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação | Publicado em 22/02/19 às 19:38
Assessoria

A região no entorno do bairro Vila Rica é uma das que mais cresce em Rondonópolis e a Prefeitura tem investido forte para melhorar as condições de vida dos moradores, que hoje já são estimados em mais 30 mil habitantes. São investimentos em diversas áreas para atender a dinâmica de crescimento, que vão desde a construção e reforma de escolas, creches, unidades de saúde, praça, regularização fundiária e moradias, em parceria com governo federal e a iniciativa privada, por meio do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Esta região, que o secretário municipal de Habitação, Paulo José Correia, define como “uma nova cidade”, teve seu crescimento alavancado no final da década passada, a partir da decisão da prefeitura em construir vários residenciais financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, como Padre Lothar, Antônio Geraldine, Dom Osório I e II, Mathias Neves e João Moraes. Juntos, os respectivos residenciais somam mais de três mil casas.

Além destes, tem o Residencial Dona Neuma de Moraes, que teve, em 2017, após articulação do executivo municipal junto à Caixa Econômica Federal (CEF), financiador do empreendimento, retomada das obras de construção de 470 casas, que haviam sido paralisadas há alguns anos pela construtora.

Na região ainda estão em andamento dois grandes projetos: os residenciais Paiaguás, com parte das 850 casas já entregues; e o Melchiades de Figueiredo, composto por 1570 moradias, divididas em condomínios fechados e abetos. Ao todo, os investimentos em moradias realizados na região pelo programa Minha Casa somam mais de R$ 300 milhões, viabilizados por meio da parceria dos governos municipal, federal e iniciativa privada.

“Do Residencial José Sobrinho, que era o final da rua Rio Branco, há dez anos, só existia o Vila Rica, com poucas casas. Mas, a partir de 2009, com a consolidação de vários projetos de residenciais, viabilizados pela prefeitura de Rondonópolis, por meio do Minha Casa Minha Vida, praticamente surgiu esta nova cidade no entorno do Vila Rica, que era bastante isolado do restante da cidade”, lembra Paulo José, que pela segunda vez ocupa a secretaria municipal de Habitação.

Para atender a dinâmica de crescimento desta parte da cidade, a Prefeitura de Rondonópolis tem investido forte na infraestrutura dos bairros, com a construção de equipamentos sociais para melhorar as condições de vida dos moradores desta região que não para de crescer.

As construções de creche no Mathias Neves e de duas escolas de Educação Infantil: no Dona Neuma e Dom Osório, que também receberá uma Unidade Básica de Saúde, são algumas das ações da prefeitura que beneficiam a região.

Serão investidos na construção das duas escolas de educação infantil cerca de R$ 3,5 milhões. Construídas com recursos do Pró-infância, ofertarão cada uma 360 vagas para alunos com idade de quatro e cinco anos. No Dom Osório, a prefeitura também está reformando a Escola Municipal Eli Carlos.

Já a creche no Mathias Neves, que será a maior de Rondonópolis, terá 1.317 metros quadrados de área construída para atender crianças de seis meses a três anos. O investimento será de RS 2,5 milhões.

Para ampliar o atendimento de saúde dos moradores da região, o Mathias Neves foi selecionado para receber uma Unidade Básica de Saúde. Serão investidos na obra, que está em andamento, cerca de R$ 980 mil. Outra unidade de saúde básica em construção que contemplará a região fica no Dom Osório.

“Esta região cresceu muito e vai crescer mais. Por isso, estamos investindo para dar cidadania e qualidade de vida aos moradores”, disse o prefeito Zé Carlos do Pátio, acrescentando que a prefeitura, além de fazer investimentos nas áreas de saúde e educação, também já promoveu a regularização de 500 imóveis no Dom Osório e está finalizando o processo para entregar mais 350 títulos aos moradores deste bairro.

Ainda este ano, segundo o secretário de Habitação, Paulo José, a prefeitura deve fazer entregar de 518 títulos aos moradores do Residencial Padre Lothar. “Fizemos a isenção do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) para as pessoas fazerem, gratuitamente, a escritura deles, que, sem isso, custariam de R$ 6 mil a R$ 8 mil”, pontuou Pátio, acrescentando que, ao entregar os títulos dos imóveis aos moradores, o município está promovendo cidadania.

Os investimentos do município na região também contemplam a urbanização de canteiros de vias, espaços públicos e o lazer da população. Um exemplo é a praça que será construída no Antônio Geraldine. Orçada em cerca de R$ 390 mil, a praça será um espaço para convivência e práticas de esportes, já que contará com campo e pista de caminhada.