19 de Abril de 2024

Prefeitura forma novos artistas e apresenta talentos da cidade

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 27/12/19 às 12:56
Diego Utida - Gcom

Proporcionar experiências de contato com a cultura, seja ela das mais diversas formas tem sido uma premissa da Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Com projetos próprios e parcerias com empresas privadas e grupos artísticos de todo o Brasil, o município leva arte gratuitamente para o público de todas as idades e também dá oportunidade de vivenciar o contato direto com a música e a dança por exemplo.

O Centro Cultural José Sobrinho é um local que pode ser considerado como um ponto de cultura. Quem caminha pelos corredores percebe que em cada sala um tipo de arte está sendo desenvolvido. Mas para conseguir fazer uma reforma extremamente necessária na unidade os projetos foram transferidos para diversas escolas da rede municipal e também para o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) localizado no residencial Margaridas.

Somando o número de crianças que foram atendidas com essas atividades, a Secretaria acredita que cerca de 1300 pessoas participaram das oficinas de arte. Aulas de danças urbanas, violão, desenho e pintura, ballet e também de capoeira – presente em 20 escolas – movimentaram os alunos da rede que aprenderam e apresentaram as diversas manifestações artísticas para o público durante a Noite Cultural realizada como encerramento das atividades do ano.

Outro projeto denominado de Escola de Música foi criado e desenvolvido durante o ano na sede da Obra Kolping na Vila Operária. Lá eles aprenderam a tocas instrumentos como violão, violino, flauta, bateria e viola no horário em que não estão na escola.

Tornar a população um público consumidor de cultura também tem sido trabalhado pelo município, a exemplo do projeto Cultura Itinerante que montou um palco no residencial Alfredo de Castro onde se apresentaram músicos e dançarinos profissionais e amadores. Os moradores da região do Parque Universitário também foram contemplados com esse projeto.

Diversos eventos gratuitos também tiveram apoio da Secretaria sempre com objetivo de facilitar o acesso da população à eventos culturais, bem como foi realizado a Cultura Urbana com batalhas de dança, batalhas de rima e competição de manobras de skate.

As atividades da Cultura em Rondonópolis encerraram 2019 com a preparação da cidade para receber as festas de fim de ano com a decoração de ruas e avenidas e também a praça Brasil que recebeu presépio e arvora de luzes para encantar e iluminar a noite rondonopolitana.

Inscrições abertas

A Secretaria de Cultura informa que as inscrições para as aulas de violão, violino, flauta, bateria e viola já estão sendo feitas e estarão abertas até janeiro. As crianças e pais interessados em matriculados seus filhos devem comparecer na Obra Kolping na Vila Operária. As aulas são totalmente gratuitas.