19 de Abril de 2024

AGILIDADE NOS DIAGNÓSTICOS

Prefeitura disponibiliza atendimento do Laboratório Central para exames nas unidades plantonistas de Terceiro Turno

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 25/01/21 às 17:28
Laboratório Central | Assessoria

A Prefeitura Municipal anunciou hoje (25), mais um serviço do Laboratório Central, que vai atender aos terceiros turnos dos postos de saúde, mas, atendendo exclusivamente os pedidos de exames de “urgência e emergência” solicitados nas unidades de saúde plantonistas.

De acordo com o coordenador do Laboratório Central, Ivair Souza, o atendimento ao terceiro turno das unidades vai se iniciar a partir das 18h e vai se estender até a 00h (meia-noite), de segunda a sexta-feira.

Ainda segundo o coordenador, a pessoa procura uma das unidades de saúde plantonistas de Terceiro Turno onde é atendido por um médico plantonista, que após avaliação clínica e solicitação de exame, a equipe técnica (enfermeiros) da unidade, coletam uma amostra de sangue, e acionam o Laboratório Central.

A partir daí, é acionada a unidade de transporte da Secretaria de Saúde, que vai até a unidade plantonista, recolhe o material (amostra de sangue), que é levado ao laboratório para análise. Em aproximadamente uma hora, o resultado do exame é disponibilizado no app do sistema gestor ou prontuário eletrônico, onde o médico avalia o resultado e completa o diagnóstico.

Todavia é preciso destacar que esse serviço agora oferecido, vai agilizar o atendimento ao público, porque antes, a pessoa era atendida na unidade de saúde plantonista de terceiro turno, e, em caso de necessidade de exames, era encaminhado para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento-24 horas (UPA), onde o material biológico era coletado. Mas, isso acabava dificultando e retardando o atendimento. Agora, com esse serviço do laboratório central, o paciente aguarda o resultado na própria unidade onde está sendo atendido e o resultado sai em cerca de uma hora.

Então, conforme Ivair Souza, “essa espécie de ‘Terceiro Turno’ do Laboratório Central vai agilizar a consulta nos Postos de Saúde Plantonistas, com a obtenção do resultado dos exames em no máximo 01 hora”. Reiterando que, apenas exames de “urgência e emergência”, serão avaliados durante o terceiro turno.

Com essa ação a prefeitura espera agilizar o atendimento ao público que procura atendimento nas unidades plantonistas da, Vila Itamarati; Cidade de Deus; Vila Olinda e Vila Rica.

A prefeitura e secretaria de saúde, continuam buscando soluções ágeis e eficazes que facilitem o atendimento, diagnóstico, e tratamento das pessoas que procuram as suas unidades de saúde, durante esse horário diferenciado de atendimento.