20 de Abril de 2024

​ ODONTOLOGIA

Prefeitura de Rondonópolis investe em Saúde Bucal e amplia atendimento

Fonte: Valdeque Matos - Gabinete de Comunicação | Publicado em 10/05/19 às 15:21
Wheverton Barros - Gcom

Garantir um melhor atendimento e oferecer um serviço de qualidade. Com esta proposta, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem feitos nos últimos anos maciços investimentos para garantir ações de promoção e recuperação da saúde bucal da população rondonopolitana, que é atendida na rede pública municipal.

Um dos investimentos feitos foi na modernização da infraestrutura das salas odontológicas. Entre 2017 e 2018, foram adquiridos 20 novos consultórios de odontologias completos. “Este ano, já compramos oito consultórios odontológicos e estamos aguardando a entrega pelo fabricante. Além disso, já solicitamos a licitação para aquisição de mais 20”, informou o coordenador do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, o dentista Fabrício Amâncio de Carvalho.

Estes investimentos foram feitos com o intuito de modernizar a estrutura de atendimento odontológico para a população, trazendo melhorias. “Os equipamentos de todas as unidades de saúde bucal da nossa rede foram 100% trocados nos últimos dois anos. Este investimento na modernização dos equipamentos, que já passa de mais de R$ 300 mil, tem o intuito de ofertar aos nossos usuários um atendimento de qualidade, com toda estrutura necessária”, frisa o coordenador.

Ele destaca, ainda, que foram adquiridos também “equipamentos que nunca tiveram na rede pública do município, como é o caso da bomba vácuo, para auxiliar nas cirurgias mais complexas; e o aparelho de ultrassom com jato de bicarbonato de sódio, que é utilizado para limpeza e clareamento dentário”.

Atualmente, a Prefeitura de Rondonópolis disponibiliza para a população atendimento em quatro centros de saúde odontológicos (Amparo, Monte Líbano, São Francisco e Policlínica Itamarati), além de 29 equipes de saúde bucal distribuídas nas unidades de saúde da família. Destas, segundo Fabricio, seis novas equipes começaram a atender a partir do final de 2018 e até o final deste ano estão previstas a implantação de mais 15 equipes, “cobrindo assim todos os PSFs da cidade”.

Outra ação importante implantada na rede, voltada para ampliar o atendimento da saúde bucal no município, ocorreu este ano. A reserva indígena Tadarimana, pertencente ao povo Bororo Boe, passou a contar com a atenção de uma equipe exclusiva. Ela fica de segunda a sexta à disposição, na aldeia central, para atender os mais 600 moradores que vivem na reserva, distribuídos em cinco aldeias.

“Além disso, temos uma equipe de saúde bucal no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), fazendo atendimento de portadores de doenças infectocontagiosas; e uma outra equipe atendendo os portadores de necessidades especiais do município, lá na Apae”, completou Fabricio.

Ao todo, atuam hoje nas equipes de saúde bucal da rede municipal de saúde de Rondonópolis 121 servidores, sendo entre eles 63 dentistas.  “Com o investimento feito para trocar 100% dos equipamentos de todas unidades, além da população ganhar um serviço mais eficiente, mais conforto e mais qualidade, também as condições de trabalho dos nossos servidores ficaram melhores, de modo mais seguro e mais eficaz”, salientou.

Fabricio comentou, ainda, que a prefeitura, dentro da linha de buscar melhorar o atendimento de Saúde Bucal, irá fazer uma reforma completa e ampliar o Centro de Saúde Odontológico do Amparo, já que o prédio está apresentando problemas estruturais. “O projeto arquitetônico já foi aprovado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), estando agora na fase orçamentária da parte hidráulica e elétrica. Após isso, será feita a licitação da reforma da unidade, visando proporcionar um ambiente mais moderno e confortável para o atendimento, já que os equipamentos são todos novos”, conclui.