28 de Março de 2024

COLETIVA DE IMPRENSA

Prefeitura de Rondonópolis divulga plano de vacinação contra coronavírus

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 19/01/21 às 19:04
Coletiva de imprensa para anúncio de plano de vacinação
Coletiva de imprensa para anúncio de plano de vacinação | Wheverton Barros

O prefeito José Carlos do Pátio, em companhia do Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Ferreira, anunciou durante a realização de uma coletiva de imprensa, no final da tarde desta terça-feira (19) na sala de reuniões da prefeitura, o plano de vacinação emergencial contra Covid-19 na cidade.

Seguindo determinações do Ministério da Saúde o estado de Mato Grosso recebeu 126.160 doses da vacina Coronavac que está sendo produzida em parceria entre o Instituto Butantã de São Paulo e, a Farmacêutica Chinesa SINOVAC, para ser distribuída entre os 141 municípios do estado.

O Governo do Estado usou os critérios de distribuição definido pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB), e direcionou 9.958 doses para o Polo Regional de Saúde de Rondonópolis fazer a distribuição na região.

Desse montante, 5.166 doses deverão ficar na cidade, mas, 671 estarão disponíveis e deverão ficar disponíveis exclusivamente para os servidores do Hospital Regional da cidade. As demais 4.495 doses serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde, e distribuídas em duas etapas de vacinação com intervalo de 21 dias, entre os trabalhadores linha de frente no combate direto ao Coronavírus como, UPA-24, Hospital de Retaguarda (antigo PA), Santa Casa e postos do Projeto Sentinela.

O restante das 4.978 doses, armazenadas no Polo Regional de Saúde, serão distribuídas proporcionalmente entre os demais 18 municípios da região sul do estado de acordo as determinações do Min. da Saúde.

O segundo passo do plano de vacinação, será vacinar pessoas idosas de 60 anos ou mais institucionalizadas, ou seja, que estejam em instituições de abrigo ou internação, como: Lar dos Idosos, Lar Cristão, e Recanto dos idosos; comunidades indígenas aldeadas em terras demarcadas, e comunidades ribeirinhas, entre outros.

O Secretário de Saúde esclareceu que a população não precisa se deslocar para nenhum posto de saúde nesse primeiro momento, porque esta primeira fase da vacinação, segundo determinação do Ministério da Saúde, será direcionada para imunizar o chamado público-alvo, ou “linha de frente no combate ao Coronavírus”, como forma de proteção dos indivíduos com maior risco de infecção.

Posteriormente, assim que o governo federal for conseguindo um número maior de vacinas, vai disponibilizar para toda a população, seguindo os critérios de prioridade. “O ideal é que toda a população fosse imunizada nesse momento. Mas, o governo federal está se empenhando em cumprir o seu papel e nós faremos a nossa parte”. Externou Rodrigo Ferreira

Conforme o secretário, a prefeitura e Secretaria de Saúde, já estão se organizando para esta segunda fase, onde um número maior de vacinas será disponibilizado para o município fazer a cobertura total da sua população.

Ao final da coletiva Rodrigo reiterou a sua preocupação e pediu a população para não se descuidar dos cuidados necessários à prevenção do contágio do Coronavírus, como: uso de máscaras, higienização das mãos, evitar contato físico, e manter o distanciamento social em locais públicos evitando aglomerações, já que a vacina não garante a totalidade da imunização.