19 de Abril de 2024

RETAGUARDA

Prefeitura de Rondonópolis abre mais 10 leitos de UTI com recursos próprios

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 30/04/21 às 13:44
Agora o Hospital de retaguarda conta com 20 leitos de UTi para pacientes com covid. | Wheverton Barros - Gcom

A Prefeitura de Rondonópolis coloca a disposição da população nesta sexta-feira (30) mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalados no Hospital de Retaguarda Antônio dos Santos Muniz. O prefeito José Carlos do Pátio e o secretário de Saúde do município, Vinícius Amoroso, lideraram uma visita à nova estrutura do hospital que marcou o início da operação dos leitos que são exclusivos para pacientes acometidos pela covid-19.

Agora o Hospital de Retaguarda conta com 20 leitos de UTI para atender casos de covid, exclusivamente para moradores de Rondonópolis, visto que o investimento feito pela Prefeitura na compra das máquinas, agora na manutenção dos leitos e os custos com a equipe médica está sendo feito integralmente com recursos do município.

À frente da pasta de Saúde do município, Vinícius Amoroso, considera que o dia é de comemoração, visto que com essa nova estrutura as pessoas que precisarem de um tratamento avançado em saúde poderão contar com mais dez leitos. Ele acredita que de certa forma é um alívio para a população saber que se precisar de um leito de UTI pode contar com essa nova estrutura montada pelo município.

Com a abertura dos novos leitos, a Prefeitura busca agora a reclassificação de risco. Rondonópolis encontra-se atualmente com alto risco e com a nova estrutura, espera-se que a cidade baixe o índice e fique classificado como moderado.

O prefeito José Carlos do Pátio lembra que hoje, Rondonópolis conta com 20 leitos de UTI que estão sendo custeados integralmente pelo município. Mesmo com todo o esforço para melhorar a estrutura de saúde, o prefeito comenta que a única solução para conter a doença é a vacina e lamenta que Mato Grosso está recebendo menos doses que o Mato Grosso do Sul que tem uma população menor.

Pátio fez questão de agradecer o apoio da Câmara Municipal que entendeu a necessidade da liberação de todo esse investimento. O vereador Roni Magnani, presidente da Câmara, juntamente com representantes da Comissão de Saúde e outros vereadores também participou do ato que marcou o início da operação dos novos leitos de UTI.