29 de Março de 2024

Início do conteúdo
AMPLIANDO EDUCAÇÃO

Prefeitura constrói mais uma creche, agora no Jardim Dom Bosco

Fonte: Ailton Lima - Gabinete de Comunicação | Publicado em 06/03/21 às 07:00
None
CMEI- Maria Amélia de Araújo | Wheverton Barros - Gcom

O projeto da Administração Municipal de ampliar a rede de educação infantil na cidade segue firme, e mais uma, das 22 creches idealizadas pelo poder público, saiu do papel. 

Desta feita ficou pronta a CMEI- Maria Amélia de Araújo, localizada no bairro Jardim Dom Bosco, que possui uma capacidade de atender 188 alunos em dois turnos: matutino e vespertino ou 94 crianças em período integral. 

Segundo informações do engenheiro civil e fiscal da Semed, Hélio Farias, essa nova unidade educacional tem uma área construída de 775,85 metros quadrados e uma área de ocupação de 891,68 metros quadrados sobre um terreno de 1.575,00 m 2 e custou investimentos da ordem de R$ 1.943.292,46 em recursos do município. 

A creche possui uma infraestrutura que atende ao Projeto Padrão Tipo 2 do FNDE, desenvolvido pelo Programa Pró-infância, e atenderá alunos de 0 a 5 anos e 11 meses distribuídos em salas da seguinte forma: Creche: para crianças de 0 até 3 anos e 11 meses de idade sendo: Creche I, de 0 a 11 meses; Creche II, de 1 ano até 3 anos e 11 meses; Creche III, de 2 até 3 anos e 11 meses e, Pré-Escola: para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses de idade. 

Ainda conforme o engenheiro, as escolas de Ensino Infantil do “Tipo 2” por padrão, possuem 2 blocos distintos, sendo eles: Bloco A e Bloco B. 

 No Bloco A temos os seguintes ambientes: hall de entrada; administração; sala de professores/ reuniões, fraldários/depósitos / creche1, sala de atividades creche 1, amamentação creche 1, solário, sanitários acessíveis adultos masculinos e femininos, lactário, copa dos funcionários, lavanderia, rouparia, vestiário masculino e feminino, cozinha, despensa, varanda de serviços e pátio de serviços. 

Já o bloco B contempla 1 sala de atividades para a Creche II, 1 sanitário infantil, 1 sala de atividades para a Creche III contendo 1 sanitário PNE infantil; 2 solários, sala multiúso, 2 salas da pré-escola, 1 sanitário infantil, e almoxarifado, além de abrigar o setor de telefonia e elétrico. 

Além disso, a unidade conta com mobiliário e equipamentos novos, ambiente climatizado, um pátio coberto/refeitório e um playground. 

Vale dizer que o entorno da unidade é todo gramado e possui ainda um espaço de areia para atividades lúdicas. 

Para melhor segurança das crianças e servidores a creche foi dotada de uma cobertura estruturada com telhas termoacústicas que isolam o calor e os sons externos. 

No entanto, é preciso ressaltar que a Prefeitura tem se esmerado em construir unidades de educação infantil em todos os cantos da cidade, seguindo os altos padrões de qualidade do Ministério da Educação, o que possibilita um ambiente saudável, de melhor acolhimento, e que acaba refletindo na qualidade do processo de ensino aprendizado ofertado. 

Sem contar que construir creches é um ato de resgate da cidadania da população mais carente, que não tem onde deixar os filhos menores quando precisa sair para o trabalho e carece destes espaços públicos de qualidade.