28 de Março de 2024

REGULARIZAÇÃO

Prefeitura capacita equipe para o cadastramento e recadastramento de imóveis

Fonte: Rafael Vicentini - Gabinete de Comunicação | Publicado em 05/11/18 às 15:21
Matusalem Teixeira - Gcom

Uma equipe da Secretaria Municipal de Receita está recebendo treinamento para fazer o cadastro de novos imóveis e também o recadastramento de imóveis antigos. O objetivo é atualizar a base de dados da Prefeitura e com isso evitar que proprietários de imóveis não paguem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com alíquota diferenciada.

O primeiro bairro que será feito o cadastramento será o Alfredo de Castro, onde vivem cerca de 1.800 famílias. O gerente do departamento de Desenvolvimento Imobiliário do município, Édio Gomes da Silva explicou que como esse é um bairro novo os proprietários vão receber o carnê do IPTU somente no ano que vem já com a alíquota adequada para imóveis e com o lançamento de metragem correta.

A previsão é que a equipe de cadastramento conclua o trabalho no bairro Alfredo de Castro em duas semanas. De lá, eles vão dar início ao recadastramento dos imóveis de bairros mais antigos da cidade, começando na região do Nova Era e do Serra Dourada, onde muitos receberam melhorias e outros sofreram depreciação.

Édio Silva contou que há dez anos o município não fazia esse trabalho de atualização da base cadastral imobiliária. Ele ressaltou a importância do cadastramento que vai reduzir a alíquota incidida no imposto dos contribuintes que pagavam pelo valor do terreno, mas já tendo sido edificado.