23 de Abril de 2024

MELHORIA

Prefeitura aumenta repasse municipal para a complementação da merenda escolar

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 12/09/19 às 11:26
Ilustrativa

A Prefeitura de Rondonópolis aumentou o repasse para complementar a merenda escolar das unidades de educação do município. Em dois anos, o valor da contrapartida do município passou de 0,13 centavos por aluno para 0,27, em aumentos gradativos. Nas 13 unidades que atendem em período integral, o valor passou para 0,64 por estudante. A iniciativa da Prefeitura busca melhorar cada vez mais a qualidade da alimentação ofertada aos alunos da rede.

A contrapartida do município é somada aos valores repassados por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) permitindo um cardápio mais enriquecido para os estudantes da rede municipal.

Conforme a secretária municipal de Educação, Carmem Garcia Monteiro, o cardápio servido aos alunos é orientado de acordo com as normas da Resolução 026/2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) para atender as necessidades nutricionais dos estudantes.

Carmem destaca que com o aumento no repasse feito pela Prefeitura, muitas unidades escolares já fornecem um cardápio mais enriquecido com a inclusão de oferta de frutas após o almoço e dois tipos de carne (branca e vermelha).

A melhoria do cardápio da merenda escolar é muito importante para fornecer à criança uma alimentação mais variada e rica em nutrientes, que irá contribuir com o seu desenvolvimento.

Nas unidades que atuam em período integral no município são ofertadas cinco refeições diárias para as crianças, que devem ser balanceadas a atender as necessidades nutricionais.

A busca da Prefeitura, segundo a secretária, é permitir que haja uma melhora constante na oferta da merenda escolar em todas as unidades.