25 de Abril de 2024

PANDEMIA

Prefeito recebe representantes dos estabelecimentos noturnos e informa que buscará meios de contribuir com o setor

Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação | Publicado em 06/04/21 às 12:58
Diego Utida

O prefeito José Carlos do Pátio se reuniu na manhã desta terça-feira (6) com representantes de proprietários e trabalhadores dos estabelecimentos noturnos de Rondonópolis para ouvir sobre a atual situação do setor em função da pandemia e estudar conjuntamente medidas que podem ser adotadas para apoiar empresários e trabalhadores. A reunião contou com a participação dos vereadores Reginaldo dos Santos, Beto do Amendoim e Jonas Rodrigues.

Empresários relataram as atuais dificuldades financeiras que vêm sendo enfrentada pelo setor de bares, restaurantes e demais estabelecimentos noturnos, bem como os empregados da área, desde o desemprego até as dificuldades encontradas para obtenção de financiamentos para a sobrevivência dos negócios.

Diante do quadro relatado, o prefeito se comprometeu entre outras medidas em analisar a possibilidade de ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos no período noturno, desde que a Prefeitura possa fazê-lo. Ele explicou que caso o Governo do Estado mantenha o decreto atual uma possibilidade de flexibilização é menor, mas afirmou que podendo, o Município irá atender o setor dentro das possibilidades. Inclusive ouvindo os sindicatos, tanto patronal como laboral, antes da próxima reunião do Comitê de Gestão de Crise do Coronavírus.

Além disso, será discutida a destinação de cestas básicas para os trabalhadores do setor que estiverem em dificuldades financeiras. O prefeito ressaltou que se reunirá com a Secretaria Municipal de Assistência Social para tratar da questão ainda nesta terça-feira.

Também será discutido medidas fiscais para apoiar o setor com prorrogação do pagamento de taxas, como a taxa por utilização de calçadas, e uma forma legal que permita que os empresários do setor possam quitar os alvarás de funcionamento e sanitário com um prazo maior.

Pátio destacou ainda que discutirá a criação de um fundo de aval para permitir auxílio para micros e pequenos empresários com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Finanças.

“Eu entendo que o setor foi o mais penalizado economicamente com a pandemia e iremos sim discutir e criar medidas que contribuam com a recuperação do setor”, finalizou.