18 de Abril de 2024

PREPARAÇÃO PARA A UNIVERSIDADE

Prefeito participa de aula inaugural com estudantes do Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares

Fonte: Ailton Lima - Gcom | Publicado em 21/03/23 às 13:15
Antônio Carmelo – Gcom

Após o período da pandemia do Coronavírus onde o cursinho preparatório pré-vestibular Zumbi dos Palmares praticamente não funcionou, apesar das tentativas de realizá-lo na modalidade ensino a distância (virtual), o prefeito José Carlos do Pátio, participou da aula inauguração da edição 2023 onde ainda entregou certificados a 12 alunos do cursinho que foram aprovados em universidades como a UFR, e outras.

O cursinho pré-vestibular foi criado pelo professor Pós-Doutor em história da UFMT Flávio Antônio da Silva Nascimento, em 2006, com o nome de “Cursinho Pré-vestibular Nova Chance”, quando aliado a alguns abnegados professores, resolveram de forma voluntária, abraçar este projeto social por meio do movimento negro de Rondonópolis e auxiliar os estudantes mais carentes oriundos de escolas públicas a ingressar em uma universidade.

Por outro lado, foi apenas em 2009 quando na primeira gestão de Pátio, que o curso passou, por força de lei, a ser coordenado pelo município, após um Projeto de Lei do vereador Adonias Fernandes aprovado na Câmara de Vereadores que fez a mudança de nome, passando a ser chamado de Curso Pré-vestibular Zumbi dos Palmares.

O curso que chegou a ter mais de 1,8 mil alunos distribuídos em pelo menos doze instituições educacionais, voltou a funcionar de forma presencial, agora em 2023 nas dependências da Escola Estadual Marechal Dutra, onde 477 alunos distribuídos em 12 salas, se preparam para o ENEM, SISU e PROUNI com aulas totalmente gratuitas. A Prefeitura fornece material pedagógico, alimentação, passe livre e uniforme aos alunos.

Ressaltando que, além dos estudantes que já terminaram o Ensino Médio em escola pública, os alunos que estão finalizando o Ensino Médio na rede pública e, também, alunos que finalizaram o 2º grau através do EJA, o Cursinho Zumbi dos Palmares ainda beneficia 50 reeducandos da Penitenciária Regional Major Eldo Sá Correia, a Mata Grande, distribuídos em duas turmas de 25 alunos, nos períodos matutino e vespertino.

Segundo declarou a coordenadora pedagógica da penitenciária, Creuza Rosa Ribeiro, atualmente dois reeducandos preparados pelo Cursinho Zumbi dos Palmares frequentam a universidade, sendo um deles cursando Direito e outro, Psicologia.

Em sua fala o prefeito enalteceu e fez questão de lembrar do seu amigo pessoal, o professor Pós-Doutor em história Flávio Nascimento, idealizador do cursinho, bem como de todos os voluntários que deram início a este importante instrumento transformador de inclusão social

AULA INAUGURAL
Na aula inaugural oficial da edição 2023, o prefeito entregou certificados de participação a 12 alunos do cursinho edição 2022, que foram aprovados em diversas universidades, incluindo a UFR.

Cursanda  Ana Paula da Silva aprovada em História na  (UFR)...

São eles: Gabriel da Silva Ramos, aprovado em Ciências Contábeis (UFR); Higor Beltrão Correa dos Santos- Zootecnia (UFR); Isabela Alves Dourado - Zootecnia (UFR); Jhenifer Cristina Xavier Martins Engenharia Mecânica (UFR); Júlia Vitória Augusta da Silva Ribeiro - Fisioterapia (Fasipe); Juliana Vieira de Almeida – Engenharia Agrícola e Ambiental (UFR); Rudson Brenno de Lara Gomes História (UFR);Verônica Dias de Souza Silva Ciências Contábeis(UFR); Ana Paula da Silva- História (UFR); Andressa Naziazeno Lima – Psicologia (UFR); Jean Marcos dos Santos Guimarães- Ciências Contábeis (UFR) e Débora Trajano – Ciências Econômicas (Uniasselvi).

O evento que lotou as dependências da Escola Marechal Dutra foi animado pela Bamur - Banda de Musica de Rondonópolis. A coordenadora do Cursinho, Cíntia Sanches, cumprimentou e deu as boas vindas aos novos alunos desejando-lhes bom aproveitamento e boa sorte nas escolhas que vierem a fazer em suas vidas futuras.

Lembrando que o cursinho preparatório Pré-vestibular Zumbi dos Palmares é gratuito, mantido pela Prefeitura Municipal e coordenado pela Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação (Seciti) da secretária Neiva de Col.

O cursinho é um preparatório para o ENEM para pessoas de baixa renda. Ele também é direcionado a alunos que já terminaram ou estão finalizando Ensino Médio em escola pública; alunos que finalizaram o 2º grau através do EJA e como dito: preparando reeducandos privados de liberdade.